Verão ao ar livre: confira opções de lazer em Salvador

Os dias ensolarados em Salvador devem possibilitar a baianos e turistas aproveitar com mais intensidade os espaços públicos e áreas verdes da cidade. E não faltam no verão opções para curtir com a família ou a galera experiências mais próximas da natureza.

O Parque da Cidade, no Itaigara, possui quase quatro mil metros de pista para praticar caminhada ou corrida, andar de bicicleta, patins, patinete e skate. O local também é indicado para fazer piqueniques ao ar livre e colocar as crianças para brincar no extenso gramado. Além disso, há diversas ações de cultura rotineiramente no parque.

Quem gosta de trilhas pode viver essa experiência no Jardim Botânico, localizado em São Marcos, onde há, entre muitos atrativos, uma trilha repleta de paus-brasil – um dos exemplares mais cobiçados pelos portugueses na época do Brasil Colonial.

O espaço é recheado de riquezas botânicas e possui presença marcante do oitis, que torna o cenário ainda mais encantador com sua folhagem densa. No parque, existe ainda um herbário – coleção científica de plantas secas – para estudo e pesquisa, e uma intervenção do artista plástico Bel Borba intitulada Portão de Exú.

Quem gosta de aproveitar a combinação de céu e mar azul pode unir as paixões e aproveitar os 85 mil m² do Parque dos Ventos. Situado na orla da Boca do Rio, o espaço oferece 14 opções de lazer e atividades esportivas, inclusive para atletas profissionais, e tem equipamentos e brinquedos pensados para todas as idades. Há um parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade para 100 a 150 pessoas, escorregadeiras naturais, quiosques, área para uso de patins e passeio para caminhada.

Para a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, as áreas verdes e de lazer são essenciais para o bem-estar da população. “Frequentar esses espaços públicos traz qualidade de vida para os visitantes, pois proporcionam contato direto com a natureza e suas estruturas. Além de aliviar o estresse da rotina, o indivíduo recebe benefícios psicológicos e físicos, reduz o sedentarismo com a prática de esportes e afasta a possibilidade até mesmo de desenvolver doenças como ansiedade e depressão”, afirmou.

Praças e áreas de convivência – Salvador também conta com mais de 800 praças e parques gerenciados pela Prefeitura. Estes locais são alternativas para convivência social, fortalecimento de vínculos da comunidade e lazer ao ar livre. Os espaços contam com atrativos para todos os públicos e incluem nos projetos paisagismo, parque infantil, academias de ginástica e saúde, mesas de jogos e às vezes até mesmo quiosques.

Distribuídas por toda a cidade, tornando-se um lazer acessível para as comunidades, algumas dessas praças estão localizadas em pontos estratégicos para atender a um público ainda maior. Na recém requalificada Avenida Centenário, por exemplo, há diversos equipamentos de lazer em toda a extensão do canteiro central para o cidadão aproveitar. São três parques infantis com equipamentos e um “dog park”, três quadras, uma ciclovia com mais de 2,2 km de extensão e uma pista de corrida ou caminhada de 3 km.

Além da infraestrutura atrativa, as praças e parques da capital baiana também estão recebendo wi-fi gratuito para os frequentadores. Com isso, além das áreas de lazer agradáveis e convidativas para experiências fora de casa no verão, os soteropolitanos terão também essa comodidade nos espaços.