Logo Prefeitura de Salvador

Redes

100 RC

Salvador é um dos 100 municípios no mundo beneficiados com o Programa das Cidades Resilientes (100 RC) da Fundação Rockefeller. Com isso, a capital integra a comunidade de lideranças globais e cidades inovadoras que estão sendo preparadas para promover a resiliência urbana no mundo. No Brasil, além da capital baiana, somente Porto Alegre e Rio de Janeiro integram a rede.

O programa tem incentivado a busca por soluções e estimulado a elaboração de políticas públicas que melhorem a vida dos cidadãos. Entre as ações promovidas por meio do grupo, está a elaboração da Estratégia de Resiliência da cidade, que se encontra em processo de construção.

Acesse o site: https://www.100resilientcities.org/cities/salvador/.

C40 CITIES

O Cities Climates Leadership (C40) reúne 90 cidades ao redor do mundo para elaborar estratégias de combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Desde 2015, Salvador se juntou ao grupo, do qual apenas outras três capitais brasileiras fazem parte: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

As cidades participantes assumiram o desafio de diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa em 1 gigatonelada até 2020, o que equivale a um bilhão de toneladas. A presença no grupo representa um reconhecimento dos esforços municipais para avançar no tema da sustentabilidade.

Cada integrante precisa apresentar relatórios anuais sobre a emissão de gás carbônico. Além das obrigações assumidas com a equipe, a cidade ganha privilégios, como maior facilidade de empréstimos junto ao Banco Interamericano Mundial (BID).

Conheça o C40: https://www.c40.org/.

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

Em 2017, passamos a fazer parte da principal associação mundial para o desenvolvimento sustentável das cidades: o Iclei. A rede visa articular cidades ao redor do mundo para investir na agenda da sustentabilidade e, atualmente, conecta mais de 1500 governos espalhados por mais de 100 países.

O grupo ajuda as regiões participantes a se desenvolverem e avançarem nos temas da sustentabilidade através de apoios técnicos, capacitação de líderes e desenvolvimento de projetos, promovendo a cooperação entre as nações. O Iclei atende a dez agendas urbanas, como mobilidade sustentável e cidade sustentável, resiliente, baixo carbono e eficiente em recursos.

Skip to content