Sustentabilidade: Salvador participa da 16ª Semana de Capacitação Regional do Mercocidades na Argentina

A SECIS prevê a implantação do Centro de Compostagem em Salvador no antigo aterro de Canabrava

Salvador marcou presença na 16ª Semana de Capacitação Regional do Mercocidades, realizada na Argentina, entre os dias 16 e 19 de agosto. A capital baiana foi representada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), através da Diretora de Resiliência da pasta, Tainara Ferreira. Na ocasião, a gestora apresentou um projeto para implantação do Centro de Compostagem em Salvador, em parceria com a LIMPURB.

A Secis planeja implantar o Centro de Compostagem em Salvador no antigo aterro de Canabrava, voltado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Esse será o 1º centro de resíduos orgânicos que acoplará atividades socioeducativas voltadas para mulheres, mulheres trans e comunidade local. “Foram 4 dias de muito aprendizado e reformulação de nossas propostas por meio das quais, junto com outras municipalidades de países como Uruguai, Chile, Equador e outras capitais do Brasil como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Brasília e São Leopoldo pudemos discutir nossas iniciativas, ressignificar nossos objetivos e firmar pactos de cooperação técnica”, destacou Tainara Ferreira.

Nessa capacitação serão escolhidos os 03 melhores projetos pelo Mercocidades, e o empenho da Secis e LIMPURB será para que nesses 02 meses no qual as etapas continuarão de forma remota, a pasta alcance a união de esforços para reformulação do projeto, com objetivo de lograr êxito e conseguir ter a iniciativa soteropolitana selecionada, e assim contar com a parceria para o desenvolvimento, junto a cooperação técnica do Mercocidades.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, salienta que a participação da pasta no evento internacional é uma iniciativa importante no sentido de contribuir com a construção da cooperação Sul- Sul (processo de articulação política e de intercâmbio econômico, científico, tecnológico, cultural e em outras áreas entre países em desenvolvimento, para fins de promover o desenvolvimentosustentável). “Salvador está empenhada em contribuir e aprender com experiências e ações de níveis internacionais, voltadas para a sustentabilidade, equidade e resiliência”, disse.

Promover a identidade e a integração regional para garantir o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul é a missão do Mercocidades.