Secis inaugura viveiro inédito de restinga na região da praia do Flamengo

A Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), entregou o primeiro viveiro de restinga, ação inédita na região da Praia do Flamengo, na manhã desta quarta-feira (26). O espaço ecológico terá a capacidade de produzir anualmente 36 mil mudas das mais diversas espécies. O objetivo é que essas mudas sejam transplantadas para todos os trechos de orla da capital baiana, recuperando a vegetação de Mata Atlântica, que foi prejudicada pela presença humana.

O projeto, localizado entre a Rua Clóvis Bevilacqua e a Alameda Cabo Frio, foi elaborado em uma parceria da Secis junto à Unidunas, organização da sociedade civil que atua na preservação do meio ambiente litorâneo. A previsão é que as primeiras mudas já sejam transplantadas para a orla em quatro meses.

De acordo com a titular da pasta, Marcelle Moraes, a iniciativa também será um espaço de educação ambiental, com o funcionamento de salas para palestras, visando à conscientização no sentido de preservar o ecossistema de restinga. Além disso, o Viveiro Municipal se tornará uma das ferramentas disponíveis para capacitação e ampliação científica sobre o tema.

“O nosso trabalho é preservar e recuperar o nosso meio ambiente e, por causa disso, nasceu a ideia de construirmos este viveiro, que já nasce como um projeto-modelo que levará Salvador como potência verde no Brasil. Unindo o trabalho científico e a valorização educacional, conseguiremos dar um melhor olhar sobre esse ecossistema pouco conhecido e aumentar a proteção de nossa orla”, explica Marcelle.

O Viveiro Municipal de Restinga é administrado pela Secis, funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h e, a princípio, contará com visitas feitas por agendamento prévio. Para mais informações, acompanhe a secretaria pelo site https://sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/ e pelo Instagram @secissalvador.