Logo Prefeitura de Salvador

SECIS e SIMM iniciam primeira turma feminina de profissionais para atuar no mercado de energia sustentável de Salvador

A primeira turma de montador de sistemas fotovoltaicos formada exclusivamente por mulheres foi iniciada nesta terça-feira (06). O curso gratuito é oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência e o Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (SIMM), dentro do Projeto Treinar para Empregar. No total, 24 alunos ingressaram na capacitação. 

A qualificação profissional dispõe de aulas teóricas e práticas promovidas pela TRECON – Treinamento e Consultoria, em parceria com a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. A qualificação possui 62% de taxa de empregabilidade.

“É uma forma de fomentar e qualificar a mão de obra feminina nesse promissor mercado que ainda é dominado pela atuação masculina. Diante de um cenário cada vez mais crescente em Salvador, que é a utilização de energia sustentável, esses cursos são de extrema importância para capacitar o profissional para atuar neste setor. O mais importante é que a qualificação possui uma altíssima taxa de empregabilidade, a mais alta do SIMM”, destacou a secretária da SECIS, Marcelle Moraes. 

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos. 

No cenário brasileiro, projeção da ABSOLAR aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.

Skip to content