Salvador Solar surge como alternativa vantajosa em cenário de crise energética

Condições climáticas favoráveis e incentivos municipais fazem da energia fotovoltaica em Salvador uma alternativa rentável em meio a crise energética e ambiental que atravessa o país. O uso da fonte de energia sustentável é estimulado desde 2019 pela Prefeitura e agora tem novo incentivo através do “Salvador Solar”. Lançado em outubro, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o programa propôs, entre outras ações, desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas.

O Salvador Solar também prevê incentivos fiscais através do IPTU Amarelo. A iniciativa oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), dependendo da porcentagem de energia consumida no imóvel que será abatida pela geração do sistema. Atualmente, 72 residências estão contempladas, sendo: 53 na Categoria Ouro – que fornece 10% de redução no IPTU, 9 na Categoria Prata – com 7% de desconto, e 10 na Categoria Bronze – 5% de redução no imposto.

“Senti uma economia no valor do IPTU, mas principalmente na conta de energia, que houve uma redução mensal em mais de 80%. O custo da instalação do sistema já foi compensado. Com toda certeza indico essa tecnologia para outras pessoas”, afirmou a aposentada Silvana Capellini, residente do bairro da Pituba e que utiliza o IPTU Amarelo há dois anos.

Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, Salvador ocupa a 35ª posição no ranking municipal da geração própria de energia solar e a criação do programa vai impulsionar a cidade. “Com o Salvador Solar, o município dá um passo adiante para galgar novas posições no ranking e ampliar o seu protagonismo na energia solar”, destacou Sauaia.

No aspecto de geração de emprego, o programa opera na capacitação de mão de obra para atuar no desenvolvimento de projeto, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em Salvador, com a perspectiva de proporcionar a criação de postos de trabalho e negócios em toda a cadeia produtiva.

“Salvador já recebeu mais de R$ 118,8 milhões de investimentos do setor solar, que trouxeram mais de 654 empregos à região. Os números devem acelerar ainda mais agora com o Salvador Solar”, completou Sauaia.

Entre outros objetivos do Salvador Solar, estão a ‘Lei de Incentivo’, a qual já foi encaminhada para Câmara Municipal de Salvador uma minuta do Projeto de Lei, e o ‘Prefeitura renovável’, esta a gestão quer tornar Salvador referência no país no quesito energia limpa em prédios públicos, através da instalação de painéis fotovoltaicos por meio de parceria com a iniciativa privada. Além da sede da Secis e do Centro Municipal de Inovação – Colabore, já existem cinco escolas da rede municipal de ensino com o sistema implantado.

“O Salvador Solar surgiu com o objetivo de viabilizar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município. Além de não causar prejuízo ambiental, as ações que compõem o Programa geram empregos, incentivam o uso da energia limpa e renovável, e tornam a nossa cidade referência quando se trata de política pública voltada a utilização de energia solar ”, pontuou a titular da Secis, Edna França.