Prefeitura recolhe mais de 736 toneladas de materiais recicláveis através da Casa So+Ma em 2022

Mais de 736 toneladas de materiais recicláveis recolhidos em 2022. Esse é o balanço de resíduos arrecadados entre janeiro e novembro desse ano nos dez postos de coleta seletiva instalados na capital baiana pela parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da SECIS – Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência.

Somente esse ano, o projeto gerou um impacto o ambiental positivo na preservação de 6,5 mil árvores preservadas (o equivalente a cerca de 6 mil campos de futebol), mais de 98 milhões de litros de água poupados – representa cerca de 1 milhão de banhos de 15 minutos – e mais de 1,7 mil toneladas de dióxido de carbono não emitidos para atmosfera, compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 330.457 pessoas durante um dia.

Além de estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do Programa So+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais.

“Essa é uma parceria que gera um enorme impacto socioambiental. Além do incentivo à coleta seletiva, foram gerados cerca de 25 mil produtos entre alimentos, serviços e cursos que foram revertidos como benefícios às pessoas que aderiram ao projeto com a entrega dos resíduos recicláveis.

So+ma – A startup tem o propósito de gerar impacto socioambiental unindo tecnologia e ciência comportamental. O objetivo é promover a mudança de comportamento para promover a qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento social nas comunidades.

Quer levar os recicláveis aos espaços da So+ma, ganha pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.

Confira os endereços das casas da So+ma em Salvador:

– Assaí Mussurunga

Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240