Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

Foto: Divulgação

O programa InPacto, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Parque Social, tem se destacado como catalisador do empreendedorismo e da inovação social na capital baiana. Com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor da cidade, o programa concentra esforços em capacitar empreendedores em estágio inicial de negócio.

Uma das empresas participantes, a Solvum Tecnologia, conquistou recentemente três troféus da Conferência de Inovação da União Europeia, com um projeto de inteligência artificial para auxiliar governos. Das seis categorias da premiação no evento, o negócio conquistou duas, a de “Melhor Empresa de Inovação” e, também, de “Melhor Empresa de Tecnologia”. Além disso, o diretor técnico da empresa, Mateus Couto, recebeu o título de “Personalidade do Ano”.

Para Couto, o programa permitiu não apenas o desenvolvimento de seu negócio, mas também a implementação de projetos de impacto social, como um programa de bolsas para jovens sem renda, visando capacitá-los para o futuro. “A gente agradece ao programa por estar sempre presente nessa atitude. O mais importante disso tudo é mostrar para a população que a gente tem um potencial criativo muito alto, a gente consegue chegar fora e fazer coisas diferentes”, declarou.

“A gente brilha enquanto Brasil, brilha enquanto Bahia, e brilha enquanto Salvador também. A gente tem toda capacidade do mundo de surpreender positivamente o nosso planeta. É uma coisa que trago para as pessoas, para que elas olhem para elas e vejam o quão rico elas são enquanto baianos e soteropolitanos”, completou o empreendedor.

Suporte – Além de sediar eventos, mentorias e promover conexões dentro do ecossistema local, o InPacto oferece programas de pré-incubação e incubação, proporcionando suporte gratuito para empreendimentos sociais. Diversos negócios já passaram pelos programas de incubação, como a Escoaf, especializada em comercialização de produtos rurais; a SDW for All, focada em acesso à água potável e saneamento; e a Wakanda Educação, que se dedica à capacitação de empreendedores por subsistência.

Para Sandra Paranhos, diretora-geral do Parque Social, os resultados obtidos pelo programa refletem o compromisso da instituição em desenvolver projetos que contribuam para o crescimento socioeconômico local, por meio de iniciativas sustentáveis, inovadoras e resilientes. “O InPacto já teve como resultado 66 negócios de impactos sociais positivos desde 2019, que colaboram ou podem colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local com iniciativas sustentáveis, inovadoras e resilientes, ou seja, oferecem soluções para questões sociais”, disse.

Já o titular da Secis, Ivan Euler, mencionou o papel da Prefeitura de Salvador em fomentar o ecossistema empreendedor e apoiar negócios de impacto na cidade. “Já são mais de 100 empreendimentos beneficiados e reconhecidos nacional e internacionalmente”, assinalou.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS