Operação Chuva 2023 promete abrigar e cuidar de pets atingidos pelas tempestades em Salvador

Operação Chuva 2023 faz parte de série de ações programadas para a semana do Dia Nacional dos Animais

A Operação Chuva 2023 vai contar com uma série de ações que atuam em prol a causa animal, como acolher, abrigar e cuidar da saúde de cães e gatos atingidos pelas tempestades. O programa começa neste sábado (18) e é uma das ações programadas para a semana do Dia Nacional dos Animais, que é celebrado nesta terça-feira (14).

A operação será feita através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A Secis ainda irá promover encontros entre médicos-veterinários e estudantes das escolas municipais de instituições selecionadas para conversarem sobre a importância e o cuidado com os animais. Além disso, também faz parte da semana especial a retomada dos atendimentos do Castramóvel II.

O equipamento móvel de cirurgias estará disponível na região do Subúrbio Ferroviário, na comunidade da Muribeca, em São Tomé de Paripe. Os gatos serão atendidos às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h. Já os tutores de cães podem se dirigir ao Castramóvel Pas terças e quinta-feitas.

Para ser atendido, os tutores devem fazer agendamento prévio através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou nos postos de saúde da rede municipal. Serão disponibilizadas 35 vagas para marcação presencial, entre 8h e 10h, no local do Castramóvel, de segunda a sexta. Para agendar o atendimento, o tutor deve apresentar RG e CPF, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal.

A pasta ainda prometeu instalar câmeras de monitoramento na chamada “colônia dos gatos”, em Piatã, nesta terça-feira (14). O problema de saúde pública já havia sido noticiado pelo BNews Pet. Na época, Márcia Maria Menezes relatou que já havia cerca de 300 felinos abandonados no local. Recentemente, a titular da Secis, Marcelle Moraes, se envolveu em uma polêmica sobre a ajuda semanal que havia prometido dar para os felinos da região.

Ao BNews, a secretária afirmou que teve “um mal entendido nessa situação”. “Já houveram doações algumas vezes de ração para colônia, tanto através de forma individual como protetora, como pela Diretoria de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Salvador (DIPA), sendo a última feira em janeiro de 2023”, explicou ela.