Novas inscrições do Horta em Casa iniciam nesta quinta (21)

O projeto Horta em Casa, que já beneficiou um total de 400 famílias, abriu as inscrições para sua 5ª edição nesta quinta-feira (21), às 8h. O programa da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) vem facilitando o acesso da população a uma alimenta ção mais saudável através do kit horta, que contém mudas de hortaliças, terra adubada, borrifador, jardineira, além do treinamento virtual para orientar no cultivo dos vegetais. Os interessados devem consultar o edital e preencher formulário disponível aqui no site da Secis. As inscrições encerram sexta-feira (22), às 23h59.

Assim como nas edições anteriores, os contemplados serão os 100 primeiros inscritos e que estiveram com a documentação regularizada, segundo o edital. Indivíduos com o mesmo endereço que outras que já receberam o kit, não poderão se inscrever. O projeto iniciou em junho e vai beneficiar 600 famílias até novembro.

“Essa será a penúltima edição do projeto e cada vez mais percebemos a importância dessa ação para as pessoas, no sentido de se reconectarem ao trabalho com a terra e com o plantio de seus próprios alimentos. Isso é saudável”, reforça Edna França, titular da Secis.

Como participar – Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos. A lista dos selecionados será publicada, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em dois grupos. Para realizar a montagem da horta, as pessoas serão capacitadas por meio de plataforma de videoconferência. Orientações técnicas, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de fotos ou vídeos das jardineiras montadas poderão ser feitas através de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Material – Cada morador selecionado receberá um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e o treinamento. A divisão por Prefeituras-Bairro será adotada para facilitar a logística de distribuição dos materiais.