Logo Prefeitura de Salvador

Mutirão vacinou mais de 1,4 mil cães contra dez doenças

A vacina V10 é direcionada para filhotes a partir dos 45 dias de vida

Um mutirão com oferta gratuita da vacina V10 vacinou mais de 1,4 mil cães, em Salvador, única capital do país a realizar este tipo de ação, iniciada na terça (17) e encerrada nesta quinta-feira (19), no Parque da Cidade, no Itaigara . A iniciativa da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), terá uma nova edição no próximo mês.

A titular da pasta, Marcelle Moraes celebra a adesão e afirma que o balanço final superou a expectativa da organização, o que revela a necessidade de implementar a V10 no calendário básico de imunização da capital baiana. “Para conseguir acolher boa parte da demanda tivemos de aumentar a quantidade das senhas diárias, o que ampliou o atendimento em 55%. Ficamos muito felizes por poder servir a população de forma tão significativa e também vamos trabalhar para implementar a V10 nas salas de vacina, assim como é feito com a antirrábica, haja vista a confirmação de uma demanda reprimida pelo imunizante”.

Vacinação Gratuita Para Cães no Parque da Cidade_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

Prevenção – A vacina V10 é direcionada para filhotes a partir dos 45 dias de vida e é considerado fundamental na prevenção de diversas doenças, como a cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígeno. O imunizante oferecido gratuitamente na capital baiana oportuniza que famílias de baixa renda vacinem seu cão e garanta a saúde do mesmo.

Para o animal que nunca tomou a vacina e que é filhote, é necessário obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses, para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.

Skip to content