Logo Prefeitura de Salvador

Meliponários retornam à Secis com maior colônia de abelhas

Após um período de “férias” no Parque da Cidade, as abelhas sem ferrão retornaram para o terraço da sede da Secis, no Comércio, na última segunda-feira (31). Os meses que estiveram no Parque possibilitaram o aumento da colônia da espécie em função da maior abundância de flora no local. Agora elas irão desfrutar de uma flora composta por pés de hortaliças, frutas e ervas cultivadas aqui mesmo no terraço.

Vale lembrar que o meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão e inofensivas, que quando inseridas em determinado local, contribuem para o equilíbrio ambiental. Cada meliponário possui capacidade para mais de 350 abelhas.

As caixas de madeira possuem base de sustentação de eucalipto, para ajudar na fixação da estrutura e telha de proteção. Para manter as abelhas protegidas são utilizadas folhas de acetato e esponjas com óleo queimado em torno da estrutura, para não atrair formigas, lagartixas e outras espécies que podem danificar as estruturas.

Além disso, as caixas recebem cuidados de limpeza e são envolvidas por fitas adesivas para manter a temperatura. Possuem ainda camadas protetoras de geoprópolis (mistura de barro e própolis) produzido pelas abelhas.

Skip to content