Logo Prefeitura de Salvador

Estratégia de Resiliência

Questões ligadas às mudanças climáticas, desigualdade social e falta de infraestrutura urbana compõem alguns dos desafios que se repetem ao redor do mundo, exigindo de países e cidades respostas estratégicas que não só procurem resolver a raiz de tais problemas, mas que consigam se renovar à medida que novos desafios possam surgir.
A partir da identificação do principal problema de resiliência de Salvador – a desigualdade social-, a cidade apresentou sua candidatura em 2016 e foi selecionada para integrar o então Programa 100 Cidades Resilientes, atual Rede de Cidades Resilientes. A intenção da Rede de Cidades Resilientes é oferecer apoio financeiro e técnico às cidades-membros, para além de possibilitar a troca de experiências dessas cidades na construção e implementação de uma estratégia de Resiliência.

Resiliência urbana, segundo a definição adotada pela Rede de Cidades Resilientes, consiste na “capacidade de indivíduos, comunidades, instituições e sistemas dentro de uma cidade têm de sobreviver, se adaptar e crescer, independentemente dos choques e estresses crônicos aos quais são submetidos”.

A Prefeitura de Salvador compreendeu a necessidade de se estabelecer um plano estratégico inclusivo, integrado, transversal, flexível e colaborativo para a construção de uma cidade igualitária, sustentável, inovadora e resiliente. A construção da estratégia foi realizada em três fases. Nas fases 1 e 2, dedicadas aos estudos e análises sobre a implementação e a formulação da estratégia, 5.754 pessoas estiveram envolvidas por meio de 78 workshops e palestras, 31 entrevistas qualitativas, avaliação de 152 projetos municipais e 10 consultorias especializadas em diversos segmentos. Ademais, foram estabelecidas parcerias colaborativas nacionais e internacionais para a definição das ações. A fase 3, que está em curso desde março de 2019, marcou o início da implementação da Estratégia Salvador Resiliente.

A estratégia apresenta 138 ações reunidas em 60 iniciativas, divididas em 5 pilares de atuação: Cultura e Múltiplas Identidades, Comunidade Saudável e Engajada, Economia Diversificada e Inclusiva, Cidade Informada e Governança Inovadora e Transformação Urbana e Sustentável. A visão para uma Salvador resiliente é uma cidade reconhecida pelo rico patrimônio humano e cultural, aberta ao mar e ao mundo. Capital das múltiplas identidades, criatividade e inovação, onde o desenvolvimento sustentável e tecnológico promove a resiliência, a inclusão e a integração das pessoas.

Para mais informações: http://salvadorresiliente.salvador.ba.gov.br/
Contato: diretoriaderesiliencia@gmail.com

Skip to content