Treinar para empregar: Mais de cem pessoas concluíram curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos ofertado pela Prefeitura

A iniciativa ocorre dentro do programa Treinar para Empregar de forma sustentável

A prefeitura de Salvador segue viabilizando oportunidades de emprego aliadas à sustentabilidade para os soteropolitanos. Uma amostra disso é que uma cerimônia realizada nesta terça-feira (10), no Teatro Gregório de Matos, na Barroquinha, marcou a formação de mais uma turma do curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, através de qualificação oferecida por meio do Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (Simm), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).

A iniciativa ocorre dentro do programa Treinar para Empregar. Dessa vez, mais de 20 alunos receberam o certificado de qualificação profissional e já estão aptos a atuar no mercado de energia solar, e no total já são mais de 100 beneficiados com o projeto.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, que esteve presente na entrega, ressalta que o Programa visa fortalecer o cenário da empregabilidade em Salvador, por meio da qualificação de trabalhadores que estão em busca de uma vaga no mercado. “Esse curso é o maior case de sucesso e com a maior taxa de empregabilidade na área sustentável da Prefeitura. São agora 100 (cem) soteropolitanos aptos a emprego e renda na área de energia renovável, impulsionando Salvador ao destaque no cenário nacional, unindo educação, trabalho, emprego, renda, com sustentabilidade e resiliência”, declara.

As aulas teóricas e práticas são promovidas pelo Treinamento e Consultoria (Trecon), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos.