Secis promove mobilização para prevenção de acidentes com animais no trânsito

Em alusão à campanha Maio Amarelo, de prevenção a acidentes com os animais no trânsito, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) está promovendo a mobilização #EuFreioParaOsAnimais no trânsito da capital baiana. A primeira ação foi realizada na avenida ACM, em frente ao Shopping da Bahia, na terça-feira (16), e mobilizou milhares de motoristas que trafegam pela via, uma das mais movimentadas da cidade.

A iniciativa visa conscientizar os motoristas soteropolitanos sobre os cuidados com animais na pista, reduzindo, assim, o número de bichos atropelados nas ruas e avenidas da cidade. A estratégia envolve utilização de faixas e distribuição de materiais informativos sobre a campanha, além de aplicação de adesivos nos veículos que queiram aderir à atividade. A próxima mobilização acontecerá no dia 23 deste mês, na Avenida Manoel Dias – Pituba, no cruzamento com a Rua Pernambuco.

A diretora de Proteção Animal da Secis, Michele Holanda, destacou que dentre as ações de prevenção apresentadas aos condutores estão o de não buzinar e a diminuir o farol quando visualizar um animal na rua, uma vez que a buzina pode assustá-lo e o farol pode prejudicar a visão, fazendo com que pet fique paralisado no meio da via. “A mobilização é uma oportunidade de compartilharmos informações importantes, chamando atenção para a prevenção, a segurança e dos cuidados que podemos adotar para a proteção dos nossos animais”, disse.

“São atitudes simples que quando incorporadas no cotidiano da vida no trânsito podem evitar acidentes envolvendo animais. Nosso foco primordial é o de estimular a cultura de cuidado pelos bichos através da prevenção, e com isso reduzir o índice de atropelamento dos animais, especialmente os que vivem em condição de rua. A adesão dos motoristas foi expressiva nessa primeira mobilização”, destacou a titular da pasta, Marcelle Moraes.