Secis promove Laje Taks sobre alimentação na próxima quarta (10)

“Você conhece o que come?” é o tema do próximo Laje Talks, promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) na próxima quarta-feira (10), às 18h. O encontro acontece no terraço da instituição, no Comércio, e é aberto ao público.

Na ocasião, será abordada a relação entre a alimentação e o meio ambiente. Os convidados são Susana Calmon, diretora executiva da Escoaf; Lincoln Ribeiro, mestre em alimentos, nutrição e saúde pela Ufba; Vera Lúcia Martins, proprietária do Grão de Arroz; Daniel Cady, nutricionista clínico e esportivo formado pela Ufba; e Alice Santana, formada em medicina pela Unime e influenciadora digital.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, ressalta que a maioria das pessoas não tem consciência do impacto ambiental produzido pela alimentação que consome, especialmente pelo desperdício de alimentos, responsável por 10% das emissões de gases de efeito estufa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Além disso, a depender do tipo de alimentação, o indivíduo terá mais ou menos saúde, desenvolverá mais ou menos doenças, ou seja, a alimentação saudável está diretamente ligada à qualidade de vida e à longevidade”, acrescentou.

Marcelle ainda sublinhou a importância de os consumidores prestarem atenção aos rótulos alimentares, outro tópico tematizado pelo Laje Talks. “São elementos fundamentais de informação sobre o produto, indicando se possuem agrotóxicos ou não, se são orgânicos ou não, e outros dados relevantes para fazermos uma melhor escolha”.

A secretária destacou, por fim, o programa Horta em Casa, através do qual a Secis fornece gratuitamente sementes e mudas de frutas e hortaliças para que os beneficiados possam cultivá-las em casa e, assim, desfrutar de uma alimentação mais sadia.