SECIS INICIA PLANEJAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE UMA FOLIA SUSTENTÁVEL

Carnaval 2023: SECIS inicia planejamento para realização da maior folia sustentável da história de Salvador

Conhecida como a maior festa popular do Brasil, o Carnaval de Salvador possibilita um incremento na economia baiana, sobretudo, na renda de pessoas com baixa renda. A folia momesca também é uma grande oportunidade para produção de impactos socioambientais positivos para a cidade.

Para tornar a festa ainda mais equilibrada do ponto de vista ambiental e social, a SECIS – Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, conjuntamente com a Secretaria de Governo da Prefeitura, iniciou nesta segunda-feira (01) o planejamento para o Carnaval Sustentável 2023. A ideia é usar a força dos negócios gerados para ajudar na resolução de problemas sociais e ambientais e, com isso, construir uma economia em que o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, da cidade e da natureza.

O programa Carnaval Sustentável visa transformar uma festa complexa em um espaço menos agressivo ao ambiente, e entre os objetivos para 2023 é garantir 100% de adesão dos blocos, trios e camarotes às práticas sustentáveis que vão desde a simples implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis (com a integração de cooperativas) até a captação da água da chuva. Cada organização receberá o selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” a partir da quantidade de ações que desenvolverem em sua organização. Quanto mais ações desenvolvidas maior a pontuação e o selo indicativo, classificados como Ouro, Prata ou Bronze.

“Estamos planejando uma série de estratégias que ocorrerão antes, durante e depois do carnaval para fomentar a maior festa sustentável da história da cidade. Para que isso de fato ocorra, estamos ampliando a articulação entre o poder público, empresários, organizações da sociedade civil e a população com vistas à transformação da festa num evento ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, destacou Marcelle.