Salvador ganha mais de 8 mil mudas durante Operação Plantio Chuva 2022

A Operação Plantio Chuva 2022 alcançou a marca de 8,6 mil mudas de árvores plantadas em Salvador entre março e julho de 2022. O número foi quase 200% maior que a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) para 2022 – a previsão inicial era de 3 mil exemplares – e supera também todo o ano de 2021, com 7,5 mil mudas plantadas no município.

A operação contempla áreas da capital baiana entre parques, praças e avenidas, sendo as mudas oriundas de espécies nativas da Mata Atlântica. Os plantios, na maioria, atendem a solicitações enviadas pelos próprios moradores das comunidades e avaliação dos técnicos da Secis.

Fotos: Lucas Moura / Secom

“O período de chuvas em Salvador, entre abril e julho, é o ideal para realizarmos plantios. É um momento onde os aspectos climáticos possibilitam mais chance de adaptação da muda ao solo devido às constantes chuvas da época. Com o empenho das nossas equipes, conseguimos plantar quase três vezes mais mudas que a meta prevista”, explicou a titular da Secis, Marcelle Moraes.

O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, afirma que este é um ponto positivo se comparado com 2021, nessa retomada após o isolamento ocasionado pela pandemia da Covid-19. O incremento de plantio na cidade mostra como o município tem avançado na plantação de mudas. Com isso, Salvador deve chegar, ainda em 2022, ao número expressivo de 100 mil mudas plantadas desde 2013, quando a atividade foi iniciada.

Benefícios – Resch destacou ainda os benefícios do plantio, que vão além de uma qualidade ambiental melhor. “Com o crescimento das mudas, teremos locais mais propícios para conforto térmico, reduzindo a temperatura ambiente. Além disso, há o benefício ecossistêmico, neutralizando o impacto das chuvas, além de captação dos gases do efeito estufa, reduzindo as emissões”.

A iniciativa abrange as regiões administrativas de todas as Prefeituras-Bairro do município. Hoje, na cidade, existem locais onde já é possível observar as mudas plantadas, a exemplo de canteiros das Avenidas Ibirapitanga e Tancredo Neves, além da alça de acesso da Avenida 29 de Março, e nas ruas Genaro de Carvalho, em Castelo Branco, e da Mauritânia, nas Granjas Rurais Presidente Vargas. Os diversos pontos de Salvador receberam exemplares de mudas de pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, oitis, canafístula, pau-ferro e algodões-da-praia.

Caravana – Para incrementar a agenda de fomento ao plantio de árvores, a Secis retomou a caravana de entrega de mudas de plantas remanescentes da Mata Atlântica. Somente na Semana do Meio Ambiente, em junho, foram distribuídas 500 mudas. Durante a entrega das mudas, há uma orientação, por parte de profissionais da Secis, sobre o plantio e conservação das espécies. Até o final de 2022, a caravana deve distribuir 100 mudas por mês.