Logo Prefeitura de Salvador

Projeto Parapraia chega a São Tomé de Paripe neste fim de semana

(Texto fonte: Secom/PMS)

Terá início neste fim de semana a quarta edição do projeto Parapraia, uma ação da Secretaria Cidade Sustentável (Secis). Amanhã e domingo (7 e 8), o projeto acontece em São Tomé de Paripe, seguindo para a praia de Ondina nos próximos finais de semana, até 19 de fevereiro, em frente Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), sempre das 9h às 15h. Atividades como mergulhos com cilindro, passeio com Stand Up Paddle, jogos de vôlei adaptados e atividades lúdicas associadas a banhos de mar também serão oferecidas aos participantes.

Depois de três anos sem entrar no mar, o aposentado João Paulo Simas destacou a sensação de voltar à praia. “É maravilhoso. Poder sentir a água salgada no corpo não tem descrição. Este ano eu volto, com certeza. Não perco mais”, disse, relembrando um final de semana do ano passado, quando participou da iniciativa. Com a ajuda da equipe multidisciplinar, o sonho de João Paulo foi realizado.

Sem burocracia – Para participar da iniciativa, o interessado pode ir à praia das 9h às 15h, passar por uma triagem simples e seguir para o banho de mar na cadeira anfíbia. Todos os banhos são assistidos por uma equipe multidisciplinar. “Em todas as edições ficamos muito orgulhosos em proporcionar aos cidadãos esse lazer tão simples e barato, que é banho de praia. Temos relatos de pessoas que nunca tinham entrado no mar”, destaca o secretário André Fraga.

O ParaPraia conta com o patrocínio do Salvador Shopping e Braskem, e apoio da Escola Bahiana de Medicina. O projeto vem sendo realizado há três anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar com segurança e conforto. Em cadeiras anfíbias, os banhistas contam com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

No mês passado, o curso de Fisioterapia da Bahiana iniciou a primeira fase de treinamentos de voluntários para integrar o projeto por meio de um edital para candidatura das vagas, com o objetivo de promover maior segurança aos banhistas e uma melhor preparação dos monitores voluntários.

Histórico – Desde que foi criado, o projeto já atendeu cerca de 700 pessoas, mudando a realidade de cotidiano, proporcionando a integração de qualquer pessoa com mobilidade reduzida ao mar de Salvador. Em 2014, primeiro ano da ação, a praia de Ondina foi escolhida porque já trazia um prévio planejamento estrutural de acessibilidade. Na edição de 2015, a iniciativa foi ampliada e oferecida também na Ribeira, em sua orla já requalificada, e, em 2016, voltou à praia de Ondina, resultando em um crescimento de 40% de pessoas atendidas.

 

Skip to content