Logo Prefeitura de Salvador

Verde Perto

O programa Verde Perto surgiu em 2013 com o objetivo de reaproximar o cidadão dos espaços públicos do município de Salvador, permitindo que qualquer pessoa física ou jurídica possa adotar uma dessas áreas, a fim de contribuir com sua revitalização. As ações visam aumentar a cobertura vegetal, integrar corredores ecológicos urbanos, revitalizar corpos d’água que cortam a cidade e, consequentemente, mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o projeto já viabilizou a adoção de mais de 60 espaços públicos desde o lançamento. Atualmente, são 39 locais adotados, sendo que dez já tiveram a parceria renovada em 2021.

No município estão catalogadas mais de 350 praças e espaços públicos verdes. Se você mora ou tem comércio próximo a um desses espaços e quer contribuir com sua revitalização, deverá demonstrar o interesse junto à Secis, encaminhando proposta de adoção, acompanhada da documentação (CPF ou CNPJ, certidões negativas e proposta-resumo), bem como informando o tipo de intervenção que pretende realizar na área adotada, como manutenção e instalação de benfeitorias, reforma ou construção, por exemplo.

Para participar do programa Verde Perto, siga as instruções abaixo:

Passo a passo – Adoção – Programa Verde Perto

Termo-de-Adoção.pdf

Carta-Modelo-Adoção-PESSOA-FÍSICA.pdf

Carta-Modelo-Adoção-PESSOA-JURÍDICA.pdf

Decreto-Nº-23820_2013.pdf

Skip to content