Plano de Ação Climática de Salvador

As Mudanças do Clima são um dos principais e mais complexos desafios do século XXI, por potencializar eventos extremos e cada vez mais frequentes, que deixam suas marcas ao fazerem vítimas e causarem perdas ou danificarem bens ano após ano. Além disso, demandam ações coordenadas em escala local e global com efeitos substantivos e geograficamente heterogêneos, nos âmbitos ambiental, social e econômico.
Frente a esses desafios e com o interesse em promover o desenvolvimento sustentável de Salvador, elaboramos o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC), o qual reconhece a necessidade de um desenvolvimento inclusivo, Verde-azul, de baixo carbono e resiliente aos efeitos da mudança do clima na cidade.
Entendendo que atualmente mais de 70% das emissões globais são produzidas nas cidades, o Plano objetiva, dentre outras metas, neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa até 2049, (ano em que Salvador completa 500 anos), encorajar práticas sustentáveis nos setores público e privado, compartilhar tecnologia e informação, e promover a justiça climática e resiliência nas diversas iniciativas, programas e projetos do município.
Além de estar alinhado aos conceitos de mitigação e adaptação, ou seja, almeja adequar os ambientes para possíveis impactos como o aumento das temperaturas, aumento do nível do mar, proliferação de vetores, secas prolongadas, dentre outros, afim de obter resultados como o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, a ampliação de áreas urbanas verdes, a redução das disparidades socioeconômicas e taxa de pobreza, o PMAMC também contribui para alcançar alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

HISTÓRICO:
O 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa foi realizado em 2014. O PMAMC atualizou o Inventário de Gases de Efeito Estufa para os anos de 2014 a 2018, que serve como um instrumento gerencial que permite quantificar e monitorar as emissões da cidade, identificando as fontes e sumidouros de GEE e contabilizando as respectivas emissões ou remoções, de forma a conhecer o perfil das emissões resultantes das atividades dos diferentes setores e atividades da cidade.
Também foi feito o Índice de Riscos Climáticos de Salvador que avaliou e localizou os principais riscos associados a eventos extremos a que a cidade está exposta de forma a oferecer subsídios para a tomada de decisão e seleção de ações mais urgentes em termos de adaptação às mudanças do clima.
A construção do PMAMC também contou com o engajamento da sociedade civil, incentivando-a a se tornar parte das transformações necessárias. De janeiro a setembro de 2020 foram mais de 60 oportunidades de participação por meio de reuniões, webinários, entrevistas telefônicas com líderes comunitários, membros da Prefeitura Municipal de Salvador, do Painel Salvador da Mudança do Clima, de organizações não governamentais, do setor privado, entre outros, resultando em mais de 1.300 pessoas envolvidas e mais de 500 contribuições feitas que resultaram em 150 iniciativas. As iniciativas passaram então por um processo de triagem e seleção, até chegar ao número final de 57 ações que agora fazem parte do Plano.

DESAFIOS:
O PMAMC visa a transição para a neutralidade em carbono, fomentando a resiliência e o desenvolvimento econômico inclusivo.
Foram estabelecidos marcos temporais (2024 – curto, 2032 – médio, 2049 – longo prazo), afim de organizar as metas gerais definidas a cada um deles. Algumas das metas para 2049 são: aumentar em 15% as viagens feitas por bicicleta, obter 100% frota de transporte pública movida a veículos mais limpos e eficientes, reciclar 80% da fração reciclável dos resíduos sólidos domésticos e tratar 36% dos resíduos orgânicos, alcançar 36 m² de área verde por habitante para toda a cidade, reduzir de 45% para 30% população que vive em área de risco, dentre outras.

Ação Climática Salvador

Plano de Comunicação e Engajamento
Documentação de Engajamento PMAMC
Índice de Risco Climático
Versão Completa PMAMC
Relatório Síntese PMAMC
Salvador Plano de Ação Climática
Salvador Climate Action Plan

Parâmetros Internacionais:
Nota Metodologica C40
Quadro de Planejamento de Ação Climática C40

Inventários de Gases de Efeito Estufa de Salvador.
InventarioGEE_2014_2018_PMAMC
InventarioGEE_2013