Prefeitura recolhe 380 toneladas de recicláveis através da Casa So+ma em 2021

A parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da Secis, instalou 11 postos de coleta seletiva em Salvador em 2021. A iniciativa arrecadou 380,2 mil kg de resíduos recicláveis entre os meses de junho e novembro.

Dos materiais coletados, mais de 50% foram de vidro reciclado. Isso gerou uma economia de 6 milhões de litros de água, ao evitar a produção de novas embalagens. Além disso, 5 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados, três mil árvores foram salvas, 4,6 mil litros de óleo entregues e 1,4 milhão de kWh gerados com reciclagem energética, o que daria para abastecer cerca de 170 mil residências por um dia.

“Mesmo com um ano difícil, conseguimos retomar a coleta seletiva na cidade, após 15 meses de suspensão, devido à pandemia. Diante da crise climática global, como temos visto com as fortes chuvas e inundações em nosso Estado, o descarte correto de resíduos ajuda muito, ao diminuir o volume do lixo nos aterros e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera”, ressalta a titular da Secis, Edna França.

Com o intuito de estimular a população para o descarte correto dos resíduos recicláveis, o programa Casa So+Ma permite que os participantes troquem seus materiais por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios. No último semestre, foram realizadas 13.861 trocas, incluindo o acesso a 40 cursos de capacitação.

Para se cadastrar, saber mais sobre o programa, conhecer os postos de coleta e funcionamento, acesse o site www.somavantagens.com.br.