Prefeitura realiza plantio de árvores em escola de São João do Cabrito

Alunos da Escola Municipal Ivone Vieira Lima, localizada no bairro de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário, passam a desfrutar mais do contato com a natureza. Na manhã dessa sexta-feira (7), os estudantes do 1° ao 9° ano participaram da plantação de quatro árvores frutíferas da espécie jabuticabeira, que formam o novo pomar da escola.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a ação tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância e o cuidado com o meio ambiente.

São João do Cabrito

“Essa atividade possibilita que os alunos tenham mais contato com a natureza e sejam mais conscientes. A plantação dessas árvores proporciona educação ambiental, consumo de frutas sem agrotóxicos e contribui para o conforto térmico, produzindo sombras e melhoria visual, atraindo borboletas e pássaros”, afirma o coordenador de Hortas Urbanas, Escolares e Pomares da Secis, Magno Braga.

Gestor da instituição, Luís Carlos classifica a atividade como indispensável para a formação dos estudantes. “Ações como essa é de grande importância para desenvolver a cultura ambiental e inserir essas crianças nessa realidade. É uma oportunidade de formamos propagadores da prática do cuidado com a natureza”, declara.

Enquanto ajudava a preparar o solo para plantação de uma das mudas, o aluno do 6° ano A, Luís Henrique, de 11 anos, promete cuidar da árvore. “É muito legal participar da plantação, porque a gente conhece e vê de perto o que ouvimos na sala. Eu vou cuidar muito dessa árvore. Se puder, vou criar uma placa com os dizeres ‘não pise. Cuide'”, afirma.

Para Eduardo Santos, de 11 anos, aluno do 6° ano A, a presença das árvores vai ser muito boa para a escola. “Ter uma árvore que a gente vai poder comer as frutas é muito bom. Mas, para ter uma boa fruta, temos que cuidar não só dessa árvore mas de toda a natureza. Nós vivemos nela e precisamos que ela esteja bem para ficarmos também”, afirma.