Prefeitura Municipal de Salvador e UCSAL firmam parceria para atividades científicas em áreas verdes da cidade

Parceria visa utilização dos equipamentos públicos para fomentar os processos científicos na UCSAL.

Na manhã desta quarta-feira (09), no auditório do Jardim Botânico de Salvador, aconteceu a assinatura do convênio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS e do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural – SAVAM com a Universidade Católica de Salvador – UCSAL.

O convênio visa fomentar a educação ambiental por meio dos equipamentos do município, assim como agregar aos estudos já existentes da UCSAL uma interface técnica dos profissionais, implantar linha de pesquisa do bioma Mata Atlântica com amplo acesso ao herbário, incrementando substancialmente as pesquisas em busca de inserir a cidade de Salvador dentre as referências nacionais em trabalhos e estudos científicos.

Participaram da solenidade e assinatura do convênio Marcelle Moraes, Secretária da Secis, João Resch, Diretor do Savam, a Reitora da UCSAL Roberta Gontijo, o Pró-reitor acadêmico Deivid Lorenzo e a Coordenadora de Pesquisa e pós graduação Silvana Sá de Carvalho.

Segundo a Secretária, “É um momento de grande importância para o Município. A integração da Universidade com o Poder Público, com extensão de pesquisas, com aprimoramentos e inovações. Só temos a ganhar”.

De acordo com João Resch, Diretor do Savam, os estudos e ações têm como produto final a elaboração de materiais, indicadores e ações técnicas, incluindo relatórios que envolverão professores, alunos da graduação e pós-graduação da UCSAL e também representantes técnicos da Secis. “A Secis irá fornecer apoio técnico, dados georreferenciados, dados biológicos e ecológicos necessários à execução das atividades educativas, com a disponibilização de profissionais para acompanhamento dos técnicos e pesquisadores do UCSAL afim de concretizar as atividades de pesquisa”, explica.

“Com muita satisfação estamos aqui hoje assinando essa parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, juntamente com a Secis em busca de nos tornarmos uma cidade melhor na ciência e assim contribuir na melhoria do mundo”, disse Roberta Gontijo.

Fazem parte dos equipamentos municipais o Parque Lagoa dos Dinossauros, Parque em Rede Pedra do Xangô, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque dos Ventos, Horto Sagrada Família e o Parque Marinho da Barra.