Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia capacitação de servidores para atuação no resgate de animais em situações de desastre

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), iniciou nesta segunda-feira (16), o curso de capacitação para os servidores que irão atuar no resgate de animais em situações de emergência e risco em Salvador. O Grupo GRADE Brasil é responsável por realizar o treinamento, que envolve dezenas de profissionais da Secis e Codesal.

O curso de capacitação promovido pelo GRADE Brasil prevê o ensino de diversas práticas para atuação técnica em situações de emergência, risco e desastres, a exemplo de desmoronamentos, incêndios, entre outros. Para isso, um detalhado plano de ação elaborado coletivamente já está em prática, com o mapeamento das áreas de risco da capital baiana. “Realizamos hoje a primeira etapa da capacitação, vistoriamos áreas de riscos em localidades diversas para mapear as prioridades, e seguiremos com novas etapas do curso”, afirmou Marcelle Moraes, titular da Secis.

Conforme à gestora, não tem como falar de meio ambiente sem falar de proteção animal e saúde única. “Esta é uma iniciativa piloto, e a intenção da Secis é que sejamos referência no trabalho de resgate de animais em áreas de risco e situações de emergência, para ampliação da assistência a eles em circunstâncias de vulnerabilidade, com equipe técnica capacitada para atuar em diferentes situações”, destaca.
A parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Grupo GRADE Brasil, especialista em resgatar e assistir animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres, quer possibilitar o trabalho técnico com eficiência e qualidade no resgate e acolhimento de animais em situações de risco, emergência e desastres.

Grupo – O Grupo de Resgate de Animais em Desastres – GRADE Brasil é formado por 60 membros voluntários, entre médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros civis, acadêmicos de Medicina Veterinária e auxiliares de várias partes do país. O objetivo é promover ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.

Skip to content