Logo Prefeitura de Salvador

Práticas Simples

Um ótimo jeito de praticar a economia circular é por meio do incentivo à leitura! Faça uma limpa nos livros que você já leu ou que não deseja mais (que estejam em boa qualidade) e empreste.

Você pode combinar com seu amigo de cada um emprestar um livro para o outro e continuar esse círculo de leitura. Outra boa opção é vende-los em sebos on-line.

O ideal é separar o lixo seco pelo tipo de material: Plástico, alumínio, vidros, papel e papelão, tecidos e metais. Porém, separar o lixo orgânico do inorgânico em lixeiras diferentes já representa uma pequena ajuda para o pessoal da triagem dos centros de reciclagem.

Outra prática interessante é levar os seus recicláveis para a Casa So+ma, startup com o propósito de socioambiental. Levando seus recicláveis aos espaços mantidos pela So+ma, os moradores ganham pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercados e muito mais.

Uma visita a algum brechó é o suficiente para encontrar peças bem conservadas e que podem ter um novo destino em nossas mãos! Outra forma de trabalhar a economia circular no vestuário é doendo roupas e objetos que já não fazem parte da sua rotina.

Busque dar o máximo de vida útil aos seus pertences. Reparar os itens da sua casa, sejam roupas remendadas ou eletrodomésticos que parecem não funcionar, também é um cuidado na redução do número de resíduos.

Os resíduos orgânicos representam 40% do lixo que geramos diariamente. Pensando nisso, por que não criar uma composteira em casa? Dessa forma, cascas de verduras e frutas não cítricas, borra de café, saches de chá e outros podem ser convertidos em adubo para o seu jardim ou sua horta.

Já pensou em produzir o seu próprio alimento, livre de agrotóxicos?

Pensando nisso, a SECIS criou o projeto Horta em casa. Ao longo de seis meses, distribuímos 600 kits para plantio e manutenção para que você monte a sua própria horta. Nosso objetivo é estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa.

Vale destacar que o projeto Horta em Casa é uma extensão do programa de Hortas e Pomares Urbanas desenvolvido pela SECIS desde 2016, o qual já implantou amis de 50 hortas na cidade, entre escolas públicas municipais e áreas de Salvador.

Comprar de fornecedores locais, além de proporcionar novas oportunidades de emprego, faz o dinheiro circular no município, fortalecendo a economia da comunidade.

Skip to content