Logo Prefeitura de Salvador

Operação Plantio Chuva atende pedidos de moradores para novas mudas

Foto: Ascom/Secis

Em 2024, a Operação Plantio Chuva, promovido pela Prefeitura de Salvador, também realiza plantio de mudas na cidade a pedido dos moradores. Esta semana, a ação ocorreu no trecho de orla da Pituba, através da solicitação do produtor cultural e professor de História, Ricardo Carvalho. Foram plantados 40 coqueiros, sendo 10 na Pituba e 30 no Jardim de Alah, e também fícus de praia.

Morador da região do Itaigara, ao realizar uma das caminhadas pela orla da Pituba, Carvalho notou espaços que poderiam ser ocupados por plantas. O vídeo chegou ao conhecimento da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), que promoveu o contato com o professor para uma ação de plantio em parceria.

“Eu fiquei surpreendido positivamente de ver como a gestão pública teve uma resposta imediata. Acessou a mim, ao cidadão, para dar um feedback e me convidar para esse plantio. Então, realmente, fico muito honrado em estar participando desse momento tão especial, trazendo o verde para a orla de Salvador e, ao mesmo tempo, quero parabenizar a Prefeitura pela ação”, afirmou.

“Aqui foram plantados coqueiros, que são as espécies mais adequadas pra essa região de praia, com salitre. E também aproveitando esse momento, estamos plantando uma espécie arbustiva de praia nas jardineiras que tem aqui, que foram colocadas nos locais, onde não era possível se plantar no solo” afirmou o titular da Secis, Ivan Euler.

Preservação do meio ambiente – Carvalho destacou a importância dos cuidados ambientais para o bem-estar e preservação da vida dos cidadãos. “A gente tem visto as consequências da falta de cuidado com a sustentabilidade acontecendo no mundo inteiro. Não é só o episódio do Rio Grande do Sul, o mundo inteiro mostra que o planeta começa a reclamar. Quando a Secis dá andamento a esse projeto de harmonização da cidade, que a gente tem visto também em outros lugares, é uma alegria imensa, eu acho que é importantíssimo. Esse é um grande papel que a gestão pública tem, né? Dar esse feedback em arborizar e colocar uma cidade mais verde e mais sustentável”, concluiu.

O secretário da Secis afirmou que essa resposta ao cidadão é o papel da gestão pública. “Essa é uma prática recorrente da Secis e da Prefeitura como um todo. Tanto que disponibilizamos e-mail (plantio@salvador.ba.gov.br) e número de telefone (71) 99676-7934, disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, para sugestões de locais de plantio”, informou Euler.

Skip to content