Logo Prefeitura de Salvador

Lançado edital para selecionar iniciativas de mulheres que visam mitigar impacto econômico causado pela pandemia

Com o objetivo de selecionar projetos inovadores que possam minimizar o impacto econômico da pandemia da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura lançou, na última terça-feira (2), o 2º Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Mulheres e Tecnologia. O edital é voltado para iniciativas criadas ou lideradas por mulheres, como fomento à participação destas nos segmentos da tecnologia.

O desafio é fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Global Resilient Cities Network, capitaneada pela Fundação Rockfeller, junto com a Fundação Avina e o BID Lab. A ação também conta com o apoio do Sebrae, a partir do programa Sebrae Delas.

Etapas – As inscrições podem ser feitas pelo site https://bit.ly/ssamulherestec, onde constam outras informações a respeito do edital. Na primeira fase, serão selecionadas até dez startups, cujas integrantes passarão por um curso de capacitação oferecido pelo Sebrae, a ser realizado presencialmente, no Centro Municipal de Inovação Colabore, durante três dias consecutivos.

Já na segunda etapa, após passarem por um período de três a seis meses de mentoria e aceleração, três entre as dez pré-selecionadas irão receber um aporte de 8 mil dólares (cerca de 40 mil reais), cada, além de mentoria especializada por mais seis meses. Tal recurso vai possibilitar que esses negócios estejam em funcionamento dentro do prazo de um ano.

Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Secis, salienta a dimensão que tem o incentivo em tempos de recessão econômica. “Esse edital é um apoio, um início para fazermos projetos-piloto que possam ser instalados no futuro. Para a economia resiliente, é muito importante dar apoio aos pequenos negócios, pois esses são os que geram maior número de empregos e os que mais estão sofrendo neste momento por conta do distanciamento social”, afirma.

Podem se inscrever no edital Microempreendedores Individuais (MEI) e representantes de startups, grupos de pesquisa, universidades ou organizações sociais (sem necessidade de CNPJ) com residência em Salvador. Além disso, as iniciativas e soluções devem estar em fase operacional estabelecida ou pré-operacional, isto é, a solução inscrita tem que estar apta a ser implantada e a funcionar nos próximos seis meses.

É fundamental que os negócios inscritos sejam liderados por mulheres, com 51% ou mais dos cargos de tomada de decisão ocupados por estas, e que incorporem o uso da tecnologia para inclusão digital ou, por meio da transformação digital, potencializem o impacto positivo gerado pelos negócios, a exemplo de cursos presenciais que passaram a acontecer de forma remota.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

  1. O que é o Desafio?

O Desafio de Impacto Salvador Resiliente é uma chamada para projetos, iniciativas e negócios, que funciona de forma semelhante a um Edital.

  1. Que projetos queremos selecionar?

Queremos selecionar negócios resilientes e inovadores liderados por mulheres que combinem o uso da tecnologia com soluções para aumentar a resiliência econômica da cidade, e, em especial, minimizar o impacto socioeconômico do coronavirus, contribuindo com a criação de emprego e renda em um momento de crise socioeconômica causada pela pandemia.

  1. Quem pode se inscrever?
  • Indivíduos representando empresas, MEIs, startups, grupos de pesquisa, universidade ou organização social (mas não precisa ter CNPJ), com residência em Salvador
  • As iniciativas e soluções inscritas tem que estar em fase operacional estabelecida ou em fase pré-operacional – ou seja, com produto ou serviço em estágio inicial mas com maturidade suficiente para a execução de projetos pilotos imediatos em Salvador. Isso quer dizer que a solução inscrita tem que estar apta a estar funcionando e sendo implementada nos próximos 6 meses.
  • Liderados por mulheres (51% ou mais dos cargos de tomada de decisão do negócio sejam ocupados por mulheres)
  • Que incorporem o uso da tecnologia para a inclusão digital ou sejam iniciativas que potencializem o impacto positivo gerado pelos negócios por meio da transformação digital
  1. O que é incorporar o uso da tecnologia para a inclusão digital?

Incluir digitalmente significa democratizar o acesso às tecnologias e usufruir desse suporte para melhorar as condições de vida, inserindo a todos nesta nova sociedade. Um exemplo é o uso das redes sociais e aplicativos, que permite a conexão com outras pessoas, como amigos e parentes, mas que também é uma forma de fazer a publicidade de seus produtos ou serviços e de vender, fortalecendo a relação com clientes e atraindo novos. Assim, a inclusão digital permite que todas as pessoas possam usufruir das tecnologias de comunicação e computação existentes de forma plena, seja para se comunicar, seja para vender ou conseguir um emprego.

  1. O que é “potencializar o impacto positivo gerado pelos negócios por meio da transformação digital”?

Vamos dar um exemplo: imagina que você tem um negócio que dá um curso para pequenos empreendedores sobre gestão dos negócios, finanças, marketing, com uma linguagem fácil, simples e de fácil compreensão por todos. Ao transformar esse curso em digital, você está potencializando o impacto positivo gerado pelo seu negócio por meio da transformação digital, uma vez que está ampliando a geração e multiplicação de conhecimentos para mais pessoas do que se o curso continuasse somente presencial.

  1. Quantos negócios/ soluções serão selecionados?

Serão selecionados 10 negócios para receber uma capacitação do SEBRAE em conceitos e ferramentas que lhes permita empreender de forma inteligente e segura. Essa capacitação será dada em 3 dias consecutivos, de forma presencial, no Colabore.

Após a capacitação, os 10 negócios selecionados irão passar por uma nanca selecionará as 3 melhores soluções para receber até R$ 40.000,00 cada e mentoria especializada por 6 meses, para acompanhar a implementação da solução.

 

Para mais informações sobre o edital e de como se inscrever, acesse: https://bit.ly/ssamulherestec

Ainda tem dúvidas? Escreva para salvadorresiliente@avina.net ou diretoriaderesiliencia@gmail.com

 

Skip to content