Laje Talks aborda impactos da indústria da moda na quinta-feira (13)

Para discutir os desafios de direcionar a indústria da moda para caminhos da sustentabilidade com redução, reutilização e reciclagem visando cuidar do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) realiza mais uma edição do Laje Talks nesta quinta-feira (13), sobre a moda sustentável. O bate-papo é aberto ao público, a partir das 18h, no terraço da Secis, no Comércio.

O tema escolhido para a roda de conversa é “Sustentabilidade na moda: Uma ideia que precisamos vestir”. Para participar do evento, os interessados devem fazer a inscrição on-line gratuita, por meio da plataforma Sympla (https://bityli.com/BZYWgarba).

Foto: Lucas Moura/Secom

De acordo com um estudo apresentado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês), a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, com mais de 8% do total das emissões globais. E a tendência é de aumento – se nada mudar, as emissões da indústria devem crescer mais de 60% até 2030.

Inscrições – A titular da Secis, Marcelle Moraes, lembra que, além dos gases de efeito estufa, a indústria da moda tem um papel negativo e protagonista sobre a má utilização de recursos hídricos. “Em um ano, as empresas que produzem roupas utilizam 93 bilhões de metros cúbicos de água e lidera entre as indústrias que mais consomem este recurso, fora o descarte de meio milhão de toneladas de microfibras no mar”.

A secretária observa que os produtos estão sendo consumidos cada vez mais e o planeta já dá sinais de que essa atitude desenfreada vai levar à falência de muitos recursos naturais. “Precisamos espalhar essa realidade e mobilizar ações individuais ou coletivas”, completa.