“Cidades Amigas – Cidades Mais Verdes”: Salvador passa a integrar o Conselho do Mercocidades

A Capital Baiana, Salvador, deu mais um importante passo no compromisso com a sustentabilidade: nesta quinta-feira (01), a cidade foi eleita oficialmente para compor o Conselho do Mercocidades – uma Rede Internacional de Cooperação integrada, que visa assegurar o crescimento das cidades participantes, garantindo a qualidade de vida com sustentabilidade, através de políticas conjuntas, estimulando o intercâmbio de experiências.

O Conselho do Mercocidades é o órgão superior de direção entre assembleias, composto por oito cidades de países da América do Sul, mais os governos locais da Comissão Diretiva e a que exerce a Presidência da Rede. O Conselho se reúne a cada seis meses, por convocação da Diretoria Executiva ou, extraordinariamente, sempre que seja necessário, por convocação da mesma ou por mais de 50% de seus membros.

Salvador é representada no Conselho do Mercodidades pelo Prefeito Bruno Reis. Marcelle Moraes, titular da Secis, pasta que abraça diversas questões ligadas ao Mercocidades, celebrou a integração de Salvador no Conselho da rede. A gestora destacou que o Mercocidades reúne uma série de organizações parceiras que apoiam e acompanham diferentes projetos com eixos temáticos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e cuidado com o planeta.

“Estamos animadas e orgulhosos em sermos parte do Conselho do Mercocidades, que certamente trará para Salvador diversos benefícios, uma vez que desde 1995, um grupo consolidado trabalha internacionalmente no desenvolvimento de ações e projetos que dizem respeito à manutenção do meio ambiente e da vida, que aqui em Salvador são questões abraçadas pela Secis”, comemora.

Mercocidades

As instâncias temáticas do Conselho do Mercocidades difundem experiências exitosas, contribuem para a formulação de políticas públicas e promovem investigações. Elas surgem dando resposta à necessidade das cidades membro da Rede de trabalhar em diversas áreas de alta preocupação e interesse. Atualmente, são 15 Unidades Temáticas e 7 Grupos e Comissões de Trabalho. Nas últimas décadas aumentaram as atribuições e responsabilidades dos governos locais e ao mesmo tempo cresceram também os eixos temáticos do Mercocidades: em 1995 eram 6 áreas temáticas, em 2000 passou para 12 e no presente alcançou as 22. Atualmente, são 364 cidades membros de 10 países do continente (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia), onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.