Logo Prefeitura de Salvador

Cases

A Economia Circular é um conceito que associa o desenvolvimento econômico com a utilização consciente de recursos naturais, a fim de relacionar os interesses sociais de forma sustentável.

Queremos que Salvador abra os olhos para esse conceito. Mas, entendendo que a mudança tem que começar de dentro, a SECIS promove o “Roda Circulares”, projeto cujo intuito é levar, além de conhecimento, ações que podem ser pensadas junto às secretarias municipais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor de resíduos, por meio do incentivo à economia circular e uma maior conscientização das pessoas junto à ação.

A primeira edição do “Rodas Circulares” ocorreu em setembro, no Hospital Municipal, direcionada à Secretaria de Saúde. Foi um sucesso! Nesse evento, fomos contemplados com a entrega de uma carta para todos os fornecedores, sobre novos métodos de aquisições sustentáveis.

A sustentabilidade é um processo de construção coletivo. Juntos, podemos transformar a cidade. Aguardem a próxima edição!

Tudo, quando chega ao fim, deve voltar ao começo. É com esse pensamento circular que a Coca-Cola Company tem o orgulho de divulgar a sua preocupação com a vida útil dos seus produtos, minimizando o uso de energia e reduzindo as emissões dos gases do efeito estufa.

Em 2018, deram origem ao programa “Mundo Sem Resíduos”, onde buscam dar o destino correto para o equivalente a 100% das embalagens que colocam no mercado, até 2030.

Dentre as outras metas da empresa, encontram-se: tornar recicláveis 100% das embalagens utilizadas pela Coca-Cola Company em todo o mundo até 2025 e incorporar pelo menos 50% de material reciclado nas suas embalagens PET.

Você, com certeza, já conhece um dos seus maiores cases de sucesso na economia circular: As garrafas retornáveis. Em 2018, a Coca-Cola Brasil investiu cerca de R$100 milhões para projetar e criar uma garrafa retornável. Após o seu ciclo de vida útil (25 idas e vindas), a garrafa é encaminhada para a reciclagem. É uma ação que traz benefícios para o planeta, para os consumidores e para os negócios.

Demonstrando um profundo cuidado com o meio ambiente, a Nespresso possui diversas ações ligadas à sustentabilidade.

Na economia circular, eles acharam um meio de lidar com as cápsulas de café utilizadas: frentes de reciclagem. Para isso, montaram mais de 200 pontos de coleta em todo o Brasil (todas as boutiques Nespresso são pontos de coleta também); envio gratuito das cápsulas usadas pelos correios, entrega verde feita por bicicletas em 4 cidades do Brasil e parceria com 80 cooperativas de reciclagem.

Todas as cápsulas usadas que são coletadas nos pontos de reciclagem são enviadas ao centro de reciclagem da Nespresso em São Paulo para triagem. O alumínio e a borra do café residual são triadas da seguinte maneira: Os alumínios vão para a indústria siderúrgica para a fabricação de outro objeto e a borra de café vira adubo para pequenos produtores de alimentos orgânicos do “Projeto Nespresso Hortas”, onde a cooperativa Cooperapas auxilia os pequenos produtores a cultivarem com adubo orgânico. Finalizando o ciclo, parte da produção desses alimentos orgânicos é comprada pela Nespresso e doada para pessoas em vulnerabilidade social.

A Polo Salvador é uma indústria têxtil, pautada nos pilares ESG, que produz camisas polo para fardamentos. Ativos na causa socioambiental, reúnem mais de 40 medidas de sustentabilidade, dentre elas: placas fotovoltaicas, reutilização da água da chuva em descargas e torneiras, substituição de lâmpadas fluorescentes por LED e outros. Essas são apenas algumas ações que fizeram a Polo Salvador colecionar diversas certificações e conquistas, como o selo Zero Energy, Camisa Carbono Zero e o Prêmio Fieb de Desempenho Socioambiental.

Quando o assunto é Economia Circular, podem contar com eles! As camisas polo são feitas com materiais que incluem fibra de poliéster (constituída a partir da reciclagem de garrafas PET), fibra de algodão orgânico e EcoVero (fibra de viscose produzida pela empresa austríaca Lenzing, que cumpre as rigorosas diretrizes do Selo Ambiental Europeu EU Ecolabel).

Os retalhos desses tecidos ainda são doados para uma creche escola comunitária de Salvador, onde são transformados em estopas e vendidos para empresas locais

A Startup SOLOS nasceu do sonho de duas amigas em reduzir os impactos socioambientais das cidades. Juntas, buscam promover a economia circular e desenvolver soluções para reduzir o descarte inadequado dos resíduos, desenvolvendo ações sustentáveis que possam despertar a consciência nas empresas e indústrias.

Em todas as ações da SOLOS, os resíduos coletados são destinados para os galpões das cooperativas parceiras, onde é feito o processo de triagem dos resíduos, a pesagem e o posterior beneficiamento e comercialização para as indústrias de reciclagem.

Entre os projetos liderados pela Startup estão o “Braskem recicla” nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia; o “Carnaval Folia Que Vira”; o “Roda”, delivery de reciclagem e o “Vidrado”, que oportuniza a coleta de vidro na comunidade de Caraíva e Ponta do Corumbau, no sul da Bahia.

A SOLOS já retirou cerca de 600 toneladas de resíduos do meio ambiente e gerou R$1,5 milhão em renda para catadores de material reciclável.

Além do trabalho com resíduos recicláveis, a SOLOS também atua com a compostagem de resíduos orgânicos, oferecendo esse tratamento para escolas, empresas, condomínios e residências.

A sua empresa/marca promove a economia circular? Conte pra gente um pouquinho da sua história e apareça na plataforma como um exemplo a ser seguido!

Skip to content