Logo Prefeitura de Salvador

Caravana da Mata Atlântica distribui mudas de espécies frutíferas em Cajazeiras

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, celebrado na primeira semana de junho, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) realizou, nesta quarta-feira (31), uma edição especial da Caravana da Mata Atlântica, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras. Foram distribuídas 100 mudas de árvores de jabuticaba, pitanga, goiaba, cacau, ameixa e acerola.  

As mudas foram escolhidas por serem adequadas ao cultivo neste período, que compreende o final de outono e início do inverno. “Esse trabalho é voltado à sustentabilidade. A arborização é importante para a nossa cidade, sabendo que o plantio de árvores também traz alguns benefícios, como a sombra, a preservação do meio ambiente e a omissão de barulhos”, explica Jaqueline Gonzaga, coordenadora de Hortas. 

A psicóloga Jamille Costa levou uma muda de pitanga e outra de jabuticaba. “Minha mãe é bióloga e a gente sempre cuidou bem da natureza. Quando eu era criança, na casa da minha avó, em Alagoinhas, tinha um pé de pitanga e eu tenho memória afetiva desse período, então meu interesse é plantar, para que minhas filhas e meus netos também tenham. As mudas vão ficar sob os meus cuidados e os da minha mãe, pois ela que vai me ensinar a cuidar”, conta Jamille. 

Quem também levou duas mudas foi a moradora Luciana Farias. “Eu adoro plantinhas, eu tenho uma plantação na minha casa e gosto de cuidar. Esse cuidado é muito terapêutico. Hoje, por exemplo, eu estou levando pitanga e goiaba”. 

Skip to content