Salvador terá 1° Encontro de Hortas Urbanas

Os representantes de hortas urbanas e feiras orgânicas de Salvador se reuniram, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Colabore, no Parque da Cidade. Promovido pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), o encontro teve como objetivo montar a programação do 1° Encontro de Hortas Urbanas. O evento, a ser realizado em julho, pretende proporcionar aprendizado e criação de uma rede entre as hortas, ampliando o movimento deste tipo de plantio em Salvador.

Foto: Bruno Concha/Secom

Na ocasião, foram realizadas rodas de conversas com temas como alimentação saudável e sustentável, compostagem, gestão, manejos de pragas e doenças, preparação de mudas saudáveis e do solo para plantio. Para o secretário da Secis, André Fraga, o encontro foi a oportunidade dos representantes apresentarem as necessidades da atividade, além da troca de experiências.

“As hortas têm desafios comuns, seja do engajamento, do cultivo ou manejo. Juntar todos os representantes é uma oportunidade de agregar os conhecimentos, além de ensinar e aprender técnicas para fazer que as hortas tenham mais vida útil”, afirmou Fraga.

Representante da primeira horta urbana de Salvador, localizada na Pituba, Cláudia Lima destacou que a comunhão entre hortas vai trazer novas ideias e conhecimentos. “Vamos estar unidos com o mesmo objetivo. É um momento para um ajudar o outro”, declarou. “Eu, como iniciante, acho muito importante ter esse evento, pois vai enriquecer nossos conhecimentos e fortalecer o nosso trabalho”, pontuou Marta Pereira, representante da primeira horta acessível, localizada no Residencial das Margaridas.