Salvador agora tem ponto de ônibus com teto verde

Entre as novidades que a Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) implantou em Salvador neste ano, há uma inovadora, o Ponto Verde. A proposta é esteticamente agradável e ambientalmente útil: abrigo de ônibus com jardim no teto.

Em vez de vidro ou cimento apenas, plantas ornamentais, grama e flores podem compor os pontos. Isto colabora com a cobertura verde da cidade, que influencia, entre outras coisas, na mitigaçãodas temperaturas dos ambientes e na limpeza do ar.

Foto: Marcelo Gandra

O piloto implantado fica na Rua Arthur Azevedo Machado, no Stiep, em um dos antigos – e característicos – modelos de abrigo de ônibus de Salvador, projetado pelo arquiteto brasileiro João da Gama Filgueiras (1932-2014), conhecido como Lelé. “Já temos o primeiro ponto verde, uma referência instalada em uma construção que recebeu assinatura de um arquiteto que levou a Bahia para o mundo. Agora, vamos ouvir o retorno das pessoas, planejar, criar metas para construirmos juntos mais esta nova proposta para nosso ambiente urbano”, pondera o secretário municipal de Cidade Sustentável, André Fraga.

Em 2013, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) verificou que a temperatura no topo dos edifícios com jardim suspenso nos moldes do teto verde do Ponto Verde ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar. Outro benefício é o aumento da biodiversidade no local, atraindo pássaros, borboletas e outras espécies.

O Ponto Verde traz, além de jardim, uma proposta mais ampla de bem-estar: um paraciclo para quem aderiu ao modelo não poluente das bicicletas e uma minibiblioteca do projeto Livros Livres, de incentivo à leitura através da troca de livros.

Já está sendo estudada pela Prefeitura Municipal de Salvador uma leitura adaptada do projeto para prédios de administração pública e para postos policiais, maximizando os potenciais urbanísticos da cidade.