Salvador Capital da Mata Atlântica

Inserida completamente na Mata Atlântica e seus ecossitemas associados (restingas e manguezais), Salvador possui um potencial para se transformar na capital nacional do bioma recordista de biodiversidade mundial.

O Programa Salvador Capital da Mata Atlântica busca articular diversas iniciativas integrando ações e transformando espaços públicos e institucionais, de forma a propiciar o desenvolvimento integrado à sustentabilidade da Mata Atlântica, com especial objetivo de implantar fisicamente os parques no Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural – SAVAM, integrante do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano atual, Lei 9.069/2016, integrante de uma estratégia de resiliência climática de comunidades.

Ações já empreendidas ou em curso

A gestão municipal já desenvolve, desde 2013, diversas ações estruturantes, como requalificações físicas até marcos legais que direcionam o desenvolvimento da cidade de forma convergente à gestão do verde urbano. Esses instrumentos e ações consolidam um contexto essencial para a implantação do Programa Salvador Capital da Mata Atlântica.

1. Novo PDDU e LOUOS
  2. Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável –  PMMA
  3. Plano Diretor de Arborização urbana – PDAU
  4. Mapeamento do Bioma Mata Atlântica