Logo Prefeitura de Salvador

Observatório

O Observatório Municipal da Sustentabilidade da Prefeitura de Salvador é o 1º observatório sobre o assunto promovido pelo poder público em todo país, motivo de orgulho e também de confirmação da seriedade que envolve sua realização. A iniciativa propõe o monitoramento das ações da agenda para a sustentabilidade da cidade, incorporando, de maneira integrada, as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural na sociedade e na atuação das organizações. Para tanto, o Observatório Municipal da Sustentabilidade contribuirá com Salvador através de discussões, opiniões de especialistas, produção de eventos, lançamento de publicações, edição de prêmios, enfim, será um vetor de desenvolvimento do conceito da sustentabilidade entre as pessoas.

Missão

Ser uma ferramenta de ação da sociedade no acompanhamento das ações da prefeitura com vistas ao melhoramento de indicadores sociais, ambientais e econômicos da cidade possibilitando a convivência entre as pessoas e as organizações num ambiente urbano mais saudável e desenvolvido.

Objetivos

I)Acompanhar os indicadores estabelecidos pela Plataforma Cidades Sustentáveis, com a integração de pesquisadores, agentes públicos, representantes do terceiro setor e da iniciativa privada;

II)Executar campanhas de conscientização sobre aspectos da sustentabilidade.

III) Prospectar recursos junto à iniciativa privada, governos estadual e federal e organizações internacionais para implantação da sustentabilidade na cidade de Salvador.

Resultados esperados do Observatório

Elaborar indicadores sólidos sobre sustentabilidade, como mobilidade urbana e mudanças climáticas, que orientem a formulação de políticas públicas auxiliando a administração municipal de Salvador a formatar projetos, licitações e investimentos públicos com foco na sustentabilidade.

Prêmio Cidades Sustentáveis

Salvador recebeu em 2016 o Prêmio Cidades Sustentáveis de primeiro lugar na categoria Mobilidade e de segundo no quesito Saúde. Entre os índices que deram a vitória à capital baiana estão a redução nos acidentes e mortes no trânsito e o aumento no percentual da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência; na saúde, a redução da mortalidade de crianças com menos de 1 ano de idade.

A premiação, que reuniu diversas capitais e municípios do país que desenvolveram políticas públicas bem sucedidas, e com resultados concretos mensuráveis, veio por meio do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) organizado pelo Instituto Ethos e instituições da sociedade civil ligados à causa.

No campo da saúde, Salvador concorreu na categoria cidades grandes, que engloba municípios com população acima de 500 mil habitantes. A redução no número de óbitos de crianças com menos de 1 ano, a diminuição no total de nascidos vivos cujas mães tinham 19 anos ou menos   e o aumento no número de unidades básicas de atendimento em saúde, que subiu de 115, em 2012, para 123, em 2014, deram a Salvador o segundo lugar, ficando atrás apenas de Campinas/SP.

 

Skip to content