Prefeitura promove Balaio Verde pelo segundo ano consecutivo

(Texto fonte: Secom – PMS)

Imagine a Rainha do Mar, na data em que é reverenciada pelos adeptos das religiões de matriz africana, ver o ambiente onde mora poluído com material que não faz parte da natureza. Para garantir a cultura das ofertas a Iemanjá no dia 2 de fevereiro e preservar o meio ambiente, a Prefeitura promove pelo segundo ano consecutivo a campanha Balaio Verde.

Idealizada pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das praias. Nesse sentido, já está sendo realizada uma mobilização pelas redes sociais para que a população adote produtos mais sustentáveis. Dentre as opções estão flores 100% naturais, perfumar o balaio em vez de jogar o produto com o frasco, e usar fitas e adereços de fibras naturais. No dia da festa, faixas e banners com frases de incentivo sobre a prática da entrega de oferendas biodegradáveis alertarão aos seguidores em pontos distintos da festa.

Além disso, será realizada uma ação de conscientização diretamente com a população na véspera da festa (1º), às 15h, na Praia de Santana. Como de costume, nesse dia moradores, comerciantes e alguns artistas participarão da ação. A atividade envolve o recolhimento de resíduos sólidos, orientação para quem estiver no local sobre a importância de se manter as praias limpas, e dicas de presentes que causem menor impacto ambiental. A iniciativa é coordenada pela produtora cultural Luzia Moraes, que realiza esse trabalho há cinco anos, e por uma equipe da Secis.

“A cultura e liturgia das comemorações para Iemanjá são perfeitamente compatíveis com a sustentabilidade. A Rainha do Mar jamais ficaria feliz tendo sua casa suja, mesmo que alguns considerem presentes. Uma prece, um canto ou um presente biodegradável farão com que ela não esqueça da reverência e a natureza também agradecerá”, pontua o secretário da Secis, André Fraga.