Portal online que reúne startups de Salvador será lançado nesta sexta (7)

Após se tornar a cidade do Norte/Nordeste com mais startups, o empreendedorismo em Salvador ganhará mais um incentivo. Nesta sexta-feira (7), às 17h, no Colabore, no Parque da Cidade (Itaigara), será lançada a plataforma online “All Saints Bay”, que vai reunir e mapear os membros do ecossistema de startups da cidade e proporcionar a interação entre eles. A inciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e da Associação Baiana de Startups (ABAStartups).

Esse tipo de portal, que já é uma tendência em outros lugares do Brasil, servirá em Salvador para que os membros do ecossistema de inovação possam mostrar o próprio trabalho, se conectar, interagir, divulgar eventos e oportunidades. Representantes de universidades, poder público, aceleradoras, incubadoras e outras empresas podem fazer parte da plataforma. “Não só quem faz parte de uma startup é considerado membro do ecossistema, mas todos aqueles que contribuem para o seu desenvolvimento na cidade. Sem dúvida, esse é mais um avanço para Salvador no campo da inovação”, explicou o secretário da Secis, André Fraga.

Foto: Reprodução/Internet

Funcionamento – O acesso ao portal deve ser feito pelo site www. allsaintsbay. com. br, no qual já é possível realizar o cadastro. No entanto, o funcionamento completo da plataforma só se dará nesta sexta-feira, após o lançamento oficial. As instituições que compõem o ecossistema serão mapeadas a partir do cadastro e a localização delas aparecerá no Mapa do Ecossistema, um serviço da plataforma que vai facilitar o contato dessas instituições com possíveis clientes e parceiros.

No portal, também vai haver fórum de debates e agenda de eventos unificada, que vai centralizar todas as ações de empreendedorismo e inovação que estão acontecendo na cidade. A ideia é que todo o conteúdo da plataforma seja disponibilizado de forma colaborativa pelos membros. “Isso vai tornar rápido e democrático o acesso aos eventos, oportunidades e cursos que acontecem no ecossistema de Salvador. Qualquer pessoa interessada na área pode acessar a plataforma e ficar sabendo de tudo”, disse Eduardo Lobo, diretor da ABAStartups.

Evolução – O All Saints Bay, em português “Baía de Todos-os-Santos”, é o termo escolhido em 2017 por votação democrática para denominar o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Salvador. A Secis tem promovido uma série de estímulos ao ecossistema na cidade. Mais de 6 mil pessoas já foram impactadas em 22 eventos do grupo apoiados ou realizados pela secretaria.

Além do portal online, a construção do Centro Municipal de Inovação, o Colabore, que vai receber o evento de lançamento da plataforma All Saints Bay, e as Chamadas Cidade Inteligente, Cidade Resiliente, Cidade Sustentável e Cidade Conectada são alguns dos exemplos de ações da secretaria em apoio às startups. “Possibilitar o desenvolvimento desse ecossistema é fundamental para que o empreendedorismo inovador se expanda em nossa cidade”, disse André Fraga.