Logo Prefeitura de Salvador

Plantio na Orla

Quem vive ou passeia em Salvador sabe: a capital baiana tem uma das orlas marítimas mais bonitas do país e uma das mais longas também, com mais de 40 Km de extensão. Nos últimos 3 anos, a Prefeitura da capital vem requalificando diversos trechos à beira-mar, deixando Salvador com nova cara, novas cores e novas árvores.

Ao longo de toda a extensão da orla, a arborização tem sido uma das prioridades na atual gestão. Já são mais de 4 mil árvores e cerca de mil coqueiros plantados, desde o Subúrbio Ferroviário até Itapuan. E vem mais por aí!

Adaptabilidade

A orla de Salvador tem características peculiares do ponto de vista ambiental. Em trechos como nos bairros de Armação, Jardim de Alah e Boca do Rio – considerados locais com índices muito elevados de salinidade – não permitem que sejam plantadas maiores variedades de espécies, como Pau-Brasil, Aroeira ou Ipê. Não resistiriam à união entre o vento forte que sopra do mar com o sal, fenômeno popularmente conhecido como salitre, muito agressivo nessas localidades, causando desidratação das mudas.

Foto: Marcelo Gandra

Foto: Marcelo Gandra

O Algodoeiro de Praia (Hibiscus Tiliaceus), também conhecido como Embira do Mangue, originária das Ilhas do Pacífico e da índia, é a espécie que mais tem se adaptado às condições da orla soteropolitana. Quem passar pela Barra, Rio Vermelho, Piatã e Itapuã vai reparar. É uma espécie ornamental bastante utilizada na arborização urbana de diversas cidades. A folha lembra o formato de um coração, quando adulta pode chegar até os 10 metros de altura e floresce durante o ano todo, principalmente de setembro a maio.

Skip to content