Novo aplicativo de transporte público será testado durante Semana do Clima

Foto: Bruno-Concha/Secom

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e em parceria com a Concessionaria Integra, lança, nesta próxima segunda-feira (19), em fase de teste, o aplicativo Vá de Buzú. Durante a Semana do Clima, que começa nesta segunda (19) e segue até sexta (23), no Salvador Hall (Paralela), a ferramenta será testada na linha especial com o ônibus elétrico criada especialmente para atender ao público do evento.

Os usuários dessa linha que baixarem o aplicativo gratuitamente, disponível a princípio na plataforma Android, não pagarão pela viagem. Para utilizar o app, basta o verificar o QR-Code, passar no validador do veículo para a abertura da catraca.

Após o período de testes, quando o app estiver liberado para os 2,3 mil ônibus que circulam em Salvador, os usuários poderão colocar credito no aplicativo de casa, sem pagar mais por isso. Terão também descontos na tarifa de ônibus utilizando a ferramenta fora do horário de pico. Além de emprestar crédito para outra pessoa que também estiver utilizando o aplicativo.

“Trata-se de mais um avanço que estamos testando a partir de agora para o sistema de transporte de Salvador, visando criar mais benefícios para os usuários através do uso da tecnologia. Salvador tem sido referência nisso. Vamos aproveitar a Semana do Clima para iniciar os testes do app, que serão depois intensificados. O próprio ônibus elétrico também está sendo testado”, lembrou o titular da Sembob, Fábio Mota, ressaltando que ainda nao há prazo definido para que as duas novidades entrem em operação.

Linha especial – A linha de ônibus exclusiva para o evento da ONU em Salvador terá a numeração E135, saindo do Shopping Paralela até a Cidade do Clima montada para receber o evento. Ela fará o seguinte itinerário: Shopping Paralela, Avenida Paralela, retornando pelo viaduto da Avenida Orlando Gomes, passando novamente pela Paralela, retornando no viaduto em frente à Ferreira Costa e seguindo outra vez pela Paralela em retorno ao estabelecimento comercial de onde partiu. Os horários de saída do shopping são: 7h30, 8h10, 8h50, 12h20, 13h, 13h40, 14h20, 16h, 16h40 e 17h20.

Ponto de táxi – Outra opção aos participantes da Semana do Clima é utilizar o aplicativo Taxi Mobi e solicitar um veículo com a operação na Bandeira 1, com 20% de desconto. Na saída do evento também haverá táxis que estarão disponíveis no ponto instalado especialmente para a ocasião.