Secretários de diversas cidades do país visitam Centro de Monitoramento de Salvador

O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) recebeu, nessa quarta-feira (15), a visita de 21 secretários de Meio Ambiente das capitais do Brasil. Parte da programação do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27, a visita foi também um momento de aprendizado e troca de experiências entre os gestores presentes.

Acompanhado de uma equipe técnica, o secretário municipal da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga e o diretor-geral da Defesa Civil, Gustavo Ferraz apresentaram o funcionamento do Cemadec aos titulares das pastas de meio ambiente do país. Fraga ressaltou a importância da manutenção de uma estrutura como o Cemadec, diante da vulnerabilidade da cidade decorrente da sua topografia irregular.

“Na prática, as áreas de risco de Salvador são as nossas principais preocupações, enquanto gestores. Por isso, a prefeitura dedica um olhar especial para a questão, desenvolvendo iniciativas que vão desde a prevenção, como limpeza de encostas, à emissão de alerta de possíveis desastres”, afirmou o secretário.

Ações

Ao todo, a Prefeitura de Salvador conta com 38 pluviômetros, que medem o volume de chuvas na cidade, oito sirenes ­ acionadas em situações de emergência ­, e 38,4 mil m² de geomantas impermeabilizantes, implantadas nos últimos seis meses.

O diretor-geral da Codesal ressaltou que além de todo o investimento em monitoramento, a Prefeitura realiza um trabalho educativo com a população. “Promovemos reuniões com moradores dessas áreas de risco e orientamos, por exemplo, a não jogar lixo nas encostas. Acho que a educação é a principal maneira de mobilizar essas comunidades”, disse Ferraz.