Paraíso de Salvador, Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe hasteia Bandeira Azul

(Fonte: AGECOM / PMS)

Neste domingo ensolarado, o prefeito ACM Neto hasteou oficialmente, pela primeira vez, a Bandeira Azul na praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, um pedaço de paraíso fora do continente pertencente a Salvador. A praia, que fica a cerca de uma hora e meia de barco da capital, saindo do terminal de São Tomé de Paripe, é a sexta do Brasil e primeira do Norte e Nordeste a receber a bandeira, que é um selo internacional de caráter socioambiental existente há mais de 30 anos e amplamente reconhecido em todo o mundo.

Praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe - Bandeira Azul

Praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Bandeira Azul

Graças ao processo para obter a certificação, que durou cerca de dois anos, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe já registrou um aumento médio diário no número de turistas internacionais de 15 para 60. Antes dos avanços, como a construção de um terminal marítimo de primeira linha, o local recebia de mil a 1,2 mil visitantes por dia em média. Isso subiu para três a 3,3 mil. O consumo médio na praia subiu de R$12 para R$84. Os dados são da Fundação Baía Viva, que tem convênio com a Prefeitura para fazer a manutenção desse paraíso.

O ritual sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pela certificação, que são: Educação e Informação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental; e Segurança e Serviços. O reconhecimento internacional pela conservação da natureza de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe foi solicitado pela Prefeitura e o processo, aceito por um júri da organização não-governamental Foundation for Environmental Education (FEE), que concede a Bandeira Azul em todo o mundo, durou cerca de dois anos em fase piloto.

ACM Neto lembrou que a certificação só é obtida após análise rigorosa de vários critérios, como acessibilidade da praia, presença de salva-vidas, ordenamento, prestação de informações aos turistas, preservação e respeito ao meio ambiente. Além da sustentabilidade, o prefeito destacou a importância da Bandeira Azul para a economia de Salvador e a parceria com entidades privadas e sem fins lucrativos para o estímulo ao turismo, inclusive no setor náutico.

“Aqui temos um exemplo de como essa parceria deu certo e viabilizou, entre outras coisas, a construção de um belíssimo terminal com toda infraestrutura necessária e que foi importante para a concessão da Bandeira Azul. Essa certificação coloca Salvador num roteiro internacional de praias e pretendemos explorar isso economicamente também. Já iniciamos, por exemplo, o processo de desapropriação de uma área aqui na praia para implantação de uma central de informações turísticas. E vamos continuar investimento aqui e nas outras ilhas de Salvador e estimulando eventos como o Festival Náutico, que está acontecendo na cidade”, afirmou ACM Neto.

Outras praias – O prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais de Cidade Sustentável, André Fraga, e da Cultura e Turismo, André Fraga, além da coordenadora da Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, e da representante da Fundação Baía Vivai, Isabela Suarez, afirmou que Salvador vai pleitear o selo para outras praias. Uma das que terão o processo iniciado é a de Stella Maris, que vai ser totalmente requalificada a partir de financiamento contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Prodetur.

O secretário André Fraga acredita na certificação de Stella Maris. “Em relação ao critério da balneabilidade, estamos tranquilos. Já contratamos uma empresa para fazer um estudo sobre isso, como é exigido pela Bandeira Azul. Com a requalificação, e dialogando com a comunidade e com os comerciantes informais para construirmos uma gestão comunitária da praia, respeitando o meio ambiente, acho que num prazo médio de dois anos podemos avançar para mais essa certificação”.

Leana Bernardi lembrou que a fiscalização para que a praia mantenha a Bandeira Azul é permanente. “A certificação precisa ser renovada e por isso mantemos inspeções durante todo o ano. A continuidade depende dessas inspeções, que também são feitas antes da avaliação do júri e da oficialização da certificação”. Outras seis praias e três marinas no Brasil estão prestes a receber a Bandeira Azul após a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.