Manifesto marca participação de novas gerações na luta contra crise climática

A Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Prefeitura, está apenas começando, mas Salvador já iniciou a colheita dos frutos por meio de inciativas de combate às mudanças climáticas. Na tarde desta segunda-feira (19), primeiro dia do evento, que ocorre no Salvador Hall (Paralela) até sexta, o climatologista brasileiro Carlos Nobre assinou o manifesto “Crianças e a ciência: uma aliança em nome do futuro”.

19_08_2019_Assinatura-do-manifesto_Crianças-e-ciência_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-25-750x350

O documento foi escrito pelos alunos da Escola Municipal Marcos Vinicius Vilaça, que também são embaixadores da ONG alemã Plant-for-the-Planet Brasil. O documento foi colocado à disposição para que os presentes pudessem apoiar colaborando com assinaturas.

De acordo com o climatologista, este foi o manifesto mais importante que ele assinou na vida e o fato de partir de uma iniciativa de crianças torna o documento ainda mais relevante para a sociedade e para o futuro da humanidade. “Houve um acordar geral da humanidade e essa é a geração que vai mudar. Daqui há dez anos eles já serão jovens adultos, empregados. Então essa geração tem que fazer o que minha geração não fez e as posteriores estão demorando muito para fazer”, pontuou.

Carlos Nobre faz parte da equipe de estudos que irão subsidiar o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, que teve seus trabalhos iniciados nesta segunda-feira (19), durante a Semana do Clima. O documento visa construir estratégias para que a capital baiana enfrente os problemas ocasionados pelas mudanças climáticas, cada vez mais graves, sobretudo em áreas urbanas litorâneas.

Vale lembrar que a capital baiana foi a primeira cidade da América Latina a assumir compromissos com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, formado por gestores com o objetivo de implementar políticas e ações para redução das emissões e adaptação das cidades aos efeitos das mudanças climáticas.