Impactos das mudanças climáticas são debatidos em Salvador

Nesta segunda-feira (13) estará em Salvador para debater sobre o impacto das mudanças climáticas nas cidades, o climatologista Carlos Nobre – presidente do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e integrante do grupo de cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Nobre, que coordenou o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais no Brasil, vai falar sobre Mudanças Climáticas e Cidades, às 9h30, no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande.

A palestra, que faz parte do seminário Mudanças Climáticas e as Capitais Brasileiras, está integrada à programação do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27. O evento contará com a presença de pesquisadores de diversas organizações internacionais, entre elas o C40, a Fundação Rockfeller, o WRI e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Também já estão confirmados para o Fórum mais de 20 secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras, representantes de ministérios, organizações da sociedade civil e o prefeito ACM Neto.

Contribuições

Durante o evento, dia 13, as redes de governos locais entregarão ao Ministério do Meio Ambiente um documento contendo as contribuições à implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

A NDC é um documento elaborado pelos países signatários, com o compromisso de promover a redução das emissões de carbono, por meio de metas e medidas que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O foco das contribuições reside no financiamento da ação climática nas cidades e o reconhecimento do papel dos centros urbanos nessa agenda.

Histórico

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

O evento é organizado pela CB27, Prefeitura de Salvador, Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). São parceiros convidados do Fórum, a rede CP40, a organização internacional CDP e a instituição internacional de pesquisa World Resources Institute (WRI).