Caravana da Mata Atlântica planta árvores frutíferas na UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no bairro de Ondina, ficou mais verde na manhã desta sexta-feira (5). Promovida pela Caravana Mata Atlântica, da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a ação envolveu o plantio de 15 árvores frutíferas como jabuticabeiras, goiabeiras, pitangueiras e pé de graviola, na área próxima ao Instituto de Biologia (IBIO). Estiveram presentes o secretário da Secis, André Fraga, técnicos do órgão, alunos e professores da instituição.

“É de grande importância proporcionar o contato e engajamento das pessoas com o plantio. É uma função de todos nós enquanto sociedade. A Prefeitura oferece mudas e toda estrutura necessária para esses plantios, para que esse comportamento seja cada vez mais multiplicado”, declarou Fraga.

Os presentes receberam dicas, técnicas e orientações de plantio e manutenção das mudas. Além dos vegetais plantados, foram entregues outras 45 mudas, que ficarão a cargo da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai/Ufba).

Foto: Bruno Concha

Benefícios – O diretor do IBIO, Francisco Kelmo, afirmou que a iniciativa vai além de um simples plantio. “É muito importante contribuir para a preservação das nossas áreas verdes. Essas árvores plantadas, além de contribuir para o paisagismo do local, vão ser cuidadas para crescer, frutificar e gerar sementes que servirão de estudos para fazer novas mudas que poderão ser espalhadas por todo o estado”, declarou.

Para a professora do IBIO Josanidia Santana, a expansão de áreas verdes deve ser muito valorizada. “Árvore é vida. Ter árvores frutíferas no nosso convívio vai viabilizar não só o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, como também contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas”, pontuou.

A estudante do 8º semestre de Gastronomia Paula Francineide fez questão de acompanhar a ação. Ela disse que levará os filhos ao local para mostrar que participou do plantio. “Ter um momento como esse aproxima as pessoas da natureza e desperta a consciência da necessidade da preservação. Temos que aprender a respeitar, cuidar e saber usar esse bem tão precioso e passar isso para todos que estão à nossa volta”, concluiu.

Solicitação – Qualquer cidadão pode solicitar mudas de árvores para plantio por meio do Disque Mata Atlântica. Os pedidos podem ser realizados através do telefone (71) 3611-3802, pelo Fala Salvador, no telefone 156, ou por mensagem através do aplicativo WhatsApp, no número (71) 98549-8453.