Logo Prefeitura de Salvador

Coleta Seletiva

O QUE É A COLETA SELETIVA?

A coleta seletiva ocorre atreves da separação dos materiais recicláveis ou inorgânico (resíduos secos, papel plástico, metal, alumínio, vidro e outros) que não devem ser misturados aos resíduos comuns ou orgânicos gerados nas residências. A partir da separação desses resíduos, o que se deve fazer  é encaminhar para disposição correta, reaproveitamento.

IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

  • Deixa a cidade mais limpa.
  • Gera emprego e renda para pessoas de baixa renda.
  • Ajuda na gestão econômica das empresas.
  • Evita a contaminação dos solos e das águas.
  • Melhora a utilização dos recursos naturais.
  • Evita a proliferação de vetores (Ratos, baratas, mosquitos e outros)
  • Contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta.

SEPARANDO OS RESÍDUOS:

  • Resíduos Secos: São os que podem ser reciclado.
  • Resíduos Úmidos: Não podem ser reciclados

SE LIGUE NAS DICAS:

Metal:

O que deve?  – lata de alumínio, panela, canos metálicos, fios, tampas de garrafas,arame, latas de aço prego, parafuso, objetos de ferro, zinco e cobre.

O que não deve? – clipes, esponjas de aço, grampos,taxinhas.

Papel:

O que deve? – jornais, revistas, folheto, caixa de papel e papelão, panfletos de propaganda, folhas de caderno, papel de embrulho,lista telefonica.

O que não deve? – guardanapos,papel higienico, papel e papelão engordurado, extrato de banco, etiquetas adesivas, fotografias, notas fiscais, papel carbono, papel de fax, papeis plastificados, papel vegetal.

Plástico:

O que deve? – garrafa pet (refrigerante, agua e outas bebidas), copos descartáveis (suco, agua e outras bebidas)sacolas, embalagens de biscoito e produtos de higiene pessoal.

O que não deve- cabos de panelas, embalagens metalizadas de alimentos que não possuem o simbolo de reciclável, espuma sintética, fraudas descartáveis.

Vidro:

O que deve? – Garrafas, potes de conserva, copos e frascos em geral, OS VIDROS DEVEM SER ENROLADOS EM JORNAL OU PAPELÃO PARA EVITAR ACIDENTES.

O que não deve?- Porcelanas, vidros de janela, boxe de banheiro, cerâmicas, cristais, espelhos, lâmpadas incandescentes, lente de óculos e louças refratarias.

De acordo com o secretário da Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, em média, 74 mil toneladas de lixo são produzidas em Salvador todos os meses. Desse total, 46% tem potencial para ser reciclado, mas menos de 1% é reaproveitado de fato. 

São 150 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos em praticamente todos os bairros da cidade. Até o final desse ano serão 200. Cada PEV conta com capacidade de até 2,5m³ e a recomendação é que o material seja levado limpo, para evitar a incidência de insetos. Podem ser levados aos postos de coleta papel, metal, plástico e vidro, todos secos.

Para saber onde estão localizados os pontos de coleta, acesso o endereço: http://www.coletaseletiva.salvador.ba.gov.br/ ou acesse o aplicativo para Android: http://bit.ly/1gZXc34 e iOS: http://apple.co/1f5t58x

A gestão do programa está sob a coordenação da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) e a coleta está a cargo da Limpurb, que encaminha o material para quatro cooperativas: Coopcicla, Caec, Canore e Cooperbrava.

Skip to content